12 de maio de 2024 10:21

Política em Foco

Governo do TO convoca coletiva para explicar suspensão de incentivos fiscais para frigoríficos no estado

Publicados

sobre

Governo do TO convoca coletiva para explicar suspensão de incentivos fiscais para frigoríficos no estado

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz), convida os veículos de imprensa para Coletiva a ser realizada na sede  da Seplan ( o prédio da Sefaz está em reforma), na Praça dos Girassóis, em Palmas, às 15 horas desta segunda-feira, 07. Na ocasião será tratado sobre a suspensão do Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) dos frigoríficos no Estado.

Entenda

A portaria em questão é a 1.216 de 2019, publicada na última segunda-feira (30). Ela suspende os Termos de Acordo de Regimes Especiais (Tare), fazendo com que o Governo do Tocantins passe a cobrar 12% de ICMS sobre os abates.

O Tribunal de Justiça, em decisão liminar, determinou a suspensão da portaria da Secretaria da Fazenda do Tocantins (Sefaz) que retirava incentivos fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para frigoríficos e pecuaristas. A decisão dá um prazo de 24 horas para que o governo volte a instituir os benefícios. Durante a semana, frigoríficos em todo estado ficaram sem produzir por causa do aumento repentino na alíquota.

Com retirada do benefício fiscal, os produtores de gado, que estavam isentos do imposto, passaram a ter que pagar 12%; no caso dos frigoríficos, o aumento passou de 1% para 7% no ICMS.

A Procuradoria Geral do Estado informou na manhã deste sábado (5) que não foi intimada da decisão do Tribunal de Justiça. Por isso, espera as informações do órgão para apresentar recurso e defesa visando manter a portaria da Secretaria da Fazenda.

A liminar saiu após um frigorífico de Paraíso do Tocantins propor um mandado de segurança no Tribunal de Justiça. A decisão foi dada pelo juiz substituto Jocy Gomes de Almeida na tarde desta sexta-feira (4).

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana