Brasil – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou recentemente o número de ocorrências durante o primeiro turno das eleições municipais deste domingo (6).
- Publicidades -
O aplicativo oficial do TSE, Pardal, registrou 5.795 denúncias ao longo do dia. As principais irregularidades reportadas foram boca de urna, com 3.401 casos, seguida pela colocação irregular de faixas e cartazes (230 ocorrências) e distribuição de panfletos (207).
Substituição de urnas
Até as 15h30, 2.651 urnas eletrônicas foram trocadas, representando 0,5% do total de equipamentos em uso. Uma seção eleitoral precisou adotar a votação manual. O TSE destacou que a troca de urnas defeituosas é prevista, sendo que sempre há equipamentos de reserva para garantir o andamento normal da votação.
Justificativas de ausência
O TSE também informou que 2,4 milhões de eleitores justificaram a ausência no voto utilizando o aplicativo e-Título. Além disso, a plataforma foi acessada para 10,4 milhões de consultas sobre os locais de votação.
Primeiro turno das eleições
Mais de 155 milhões de eleitores estavam habilitados para votar em 5.569 municípios. As urnas ficaram abertas das 8h às 17h (horário de Brasília). Os eleitores puderam escolher vereadores e prefeitos, e em cinco cidades ainda foram realizadas consultas populares.
Se nenhum candidato a prefeito atingir a maioria dos votos válidos em cidades com mais de 200 mil eleitores, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro em 103 municípios.