17 de maio de 2024 02:23

Política em Foco

Eleições 2022 / Novos nomes do segmento militar se destacam nas pré-candidaturas a deputado no Tocantins

Publicado em

Eleições 2022 / Novos nomes do segmento militar se destacam nas pré-candidaturas a deputado no Tocantins

Depois da passagem do Sargento Aragão, a Assembleia Legislativa do Tocantins não teve mais nomes que representasse, oficialmente, o segmento militar, naquela Casa de Leis.

Faltando pouco mais de seis meses para as eleições, as movimentações ficam mais intensas, principalmente pelo fator da janela partidária e pelo fim do período de filiações para os ‘civis’ (visto que os militares da ativa o prazo se encerra nas convenções). Nomes de alguns pré-candidatos a deputado estadual ligados à ala militar, despontam na intenção de disputar uma ou mais cadeiras no parlamento.

Neste contexto, vem se destacando um grupo de militares que defende e tem difundido a idéia da Bancada Militar. Podemos citar o vereador por Araguaina, Sargento Jorge Carneiro, que foi eleito com 1.123 votos pelo PROS. Ele vem trabalhando junto com esse grupo que defende a Bancada Militar, tem percorrido o estado, e participado dos movimentos que reivindicam melhorias para a classe, além disso, tem uma boa aceitação dentro da corporação, porém, junto à sociedade civil, já não tem tanta desenvoltura, o que pode pesar na complementação dos votos.

O ex-deputado Sargento Aragão, pelo jeito, já não esta mais disposto a disputar de forma competitiva a cadeira, sendo muito provável que venha a apoiar outro nome militar. O Coronel Benicio, que foi o militar mais bem votado na eleição de 2018, com 3996 votos, vem ventilando nos bastidores que não é candidato e que vai apoiar a Bancada Militar.

O Sargento Jenilson, não vem demonstrando nenhuma ação no sentido de ser candidato. Outro destaque também, como nome forte para pleitear uma vaga na assembleia legislativa, é o cabo e pastor Nelcivan, no entanto é um nome que não mostra força no meio dos militares estaduais, uma vez que o candidato geralmente não possui boa relação com os poderes e constantemente entra em atritos com parlamentares e com o Chefe do executivo estadual, conseqüentemente, dificultando assim, o atendimento das demandas da categoria.

A grande surpresa deve ser o vereador por Palmas, Sargento Junior Brasão, que foi eleito, pelo PSB, com 1344 votos. Ele vem fazendo seu dever de casa. Um entusiasta da Bancada Militar, também percorreu o estado difundindo essa idéia, vem participando ativamente do movimento reivindicatório dos direitos dos militares.

Pelas redes sociais vem sempre mostrando reuniões com lideranças militares, e deixando entender que esta fazendo alianças. Sgt. Junior Brasão vem demonstrando boa desenvoltura, apesar do pouco tempo como parlamentar. Firme na hora de cobrar e fiscalizar as ações do paço municipal, mas também maduro e articulado junto à prefeitura, optando pelo caminho do diálogo e da sensatez, no intuito de trazer melhorias para a população de Palmas, prova é a entrega e o acompanhamento de várias obras em parceria com as secretárias municipais de Palmas.

É em virtude de ações como essas é que o vereador Sgt Júnior Brasão vem a cada dia mais angariando apoio do público cívil da comunidade da região sul da capital, principalmente, região esta que concentra mais 90 mil eleitores, o que coloca o paramentar em condições mais favoráveis.

Junto ao governo do estado, o vereador Brasão é figura conhecida ao lado das entidades representativas de classes nas muitas lutas e buscas do atendimento das muitas e necessárias demandas da categoria.

O vereador talvez seja o franco favorito a consegui uma vaga na Assembleia, porém, o vereador Sargento Jorge Carneiro corre por fora com grandes chances. Que venha a maior festa da Democracia, e um ótimo voto a todos.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana