Foi sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa a lei n° 3.893 que garante no Tocantins a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e institui e define diretrizes para a Política Pública “Menstruação Sem Tabu” de Conscientização sobre a Menstruação e a Universalização do Acesso a Absorventes Higiênicos.
- Publicidades -
A deputada estadual Vanda Monteiro (UB) utilizou as redes sociais para comemorar a conquista da lei e agradecer o governador pela sensibilidade à esta questão social: “Esse é um olhar diferenciado para as várias expressões da questão social que atinge nosso povo. Lutei muito, solicitei, apresentei projeto de lei, sou coautora da matéria e hoje comemoro junto as nossas mulheres mais essa grande conquista”, destacou ela.
De acordo com o texto da lei, mulheres em situação de vulnerabilidade, adolescentes de escolas públicas e aquelas que estão privadas de liberdade terão acesso gratuito aos absorventes higiênicos. Um levantamento do Relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos” do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), aponta que uma em cada quatro adolescentes brasileiras não tem um absorvente à mão quando menstruam.