A deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), continua liderando as intenções de voto dos eleitores palmenses conforme revela a pesquisa do Instituto de Pesquisa Executiva (IPEX) encomendada pela TV Norte Tocantins – SBT e divulgada nesta quarta-feira, 1º de maio.
- Publicidades -
A pesquisa mostra que apesar do aumento do número de pré-candidatos ao cargo em comparação com a pesquisa divulgada em dezembro de 2023, Janad mantém sua posição de destaque no cenário político. Na “pesquisa estimulada”, Janad desponta com 36% das intenções de voto, o dobro das intenções do segundo colocado, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que aparece com 18%. Em seguida, figura Carlos Amastha (PSB) com 16,5%.
Os números evidenciam a solidez da liderança de Janad Valcari, que continua a cativar o eleitorado da capital tocantinense. Para a pré-candidata, o resultado da pesquisa reflete o trabalho que tem realizado em Palmas. ”Acredito que só se lidera quando se tem serviço prestado, quando se está presente, de verdade, nos bairros, nas quadras, compreendendo os anseios do povo. Hoje é feriado do trabalhador, e estamos aqui trabalhando. É neste ritmo que vamos tocar o trabalho na Prefeitura de Palmas”, disse.
Já na modalidade “pesquisa espontânea”, Janad também se destaca, alcançando 24% das intenções de voto. É interessante notar que 23% dos eleitores entrevistados não responderam à pergunta, o que revela um cenário de indefinição entre uma parcela significativa do eleitorado. O segundo colocado, Eduardo Siqueira Campos, aparece com 9,75% das intenções de voto, enquanto Carlos Amastha registra 7,5%.
Atualmente, o cenário político conta com oito pré-candidatos. Além dos já mencionados, o professor Junior GEO (PSDB) figura com 4% das intenções de voto. A ex-deputada estadual Luana Ribeiro (PSD) apresenta 0,75%, seguida pelo ex-senador Ataídes Oliveira (Novo) e pela jornalista Roberta Tum (PCdoB), ambos com 0,25%.
A pesquisa, realizada entre os dias 27 e 30 de abril, em Palmas, entrevistou 800 pessoas e foi devidamente registrada na justiça eleitoral.