29 de fevereiro de 2024 07:49

Política em Foco

Combate à fome: Dep. Eduardo Fortes atende mais 50 mil famílias em 2023 com o projeto Horta Comunitária

Publicado em

Combate à fome: Dep. Eduardo Fortes atende mais 50 mil famílias em 2023 com o projeto Horta Comunitária

Idealizado e implantado pelo deputado estadual Eduardo Fortes há mais de seis anos, o projeto Horta Comunitária atendeu em 2023 mais de 50 mil famílias de Gurupi, região Sul e Sudeste, distribuindo gratuitamente 150 toneladas de frutas, legumes, verduras e hortaliças. O projeto, que conta com 14 unidades em funcionamento, é inovador ao recuperar e dar destinação social e econômica para áreas disponíveis e sem uso específico nas cidades.

“As hortas comunitárias reduzem a insegurança alimentar das milhares de famílias atendidas, na medida que aumenta o acesso à comida – especialmente a alimentos frescos e ricos em nutrientes”, destacou Eduardo Fortes. Ele acrescentou que famílias carentes e vulneráveis e especialmente as crianças e mães solo, são os maiores beneficiados pela disponibilidade de alimentos para o autoconsumo e pela renda acrescida pela venda da produção das hortas.

Leia Também:   Vereador Jucelino Rodrigues luta por revitalização da quadra poliesportiva na 108 Norte, em Palmas

“A maioria das famílias mais vulneráveis chega a gastar entre 50 e 60% de sua renda em comida. Os beneficiados com as hortas comunitárias podem fazer esse gasto cair para 20-30%”, finalizou o deputado.

O coração do projeto está localizado no campus da UFT em Gurupi. É na sementeira, construída pelo projeto e a universidade, produzidas mais de 15 mil mudinhas por semana que abastecem as hortas e são distribuídas gratuitamente para a agricultura familiar da região Sul. O projeto atende também a APAE, o Abrigo do Idoso e entidades carentes, além de contar com três Hortas Mirins.

Em 2023 também doou mais de 600 toneladas de adubo orgânico para assentamos e agricultores familiares, além de realizar curso de capacitação entre várias outras iniciativas. Outro destaque são as parcerias que a cada dia só crescem e reforçam a credibilidade e importância do projeto no combate a desnutrição e a fome no Tocantins e a melhoria a qualidade de vida das comunidades.

São parceiros a UFT Gurupi, Cooperfrigu, Fazendão Agronegócio, Mix Alimentos, Grupo Marrafon, Supermercado Quarteto, Atacadão Dia a Dia, Supermercado Beira Rio Supermercado Sempre Seis, Free Leite e Ferpam.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana