Nesta quarta-feira, 11 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, e Palmas amanheceu coberta por fumaça das queimadas. Para a candidatura coletiva Povo de luta é fundamental que todas as candidaturas, a vereadores e a prefeito de Palmas, se posicionem em defesa do cerrado e em defesa do meio ambiente.
“Nós estamos na zona de sacrifício e precisamos entender que a defesa do meio ambiente é uma agenda emergencial e precisa está no centro do debate político da nossa cidade e do nosso país”, disse Cristian Ribas, um dos componentes do coletivo que concorre uma vaga para vereador na capital, em um vídeo divulgado nas redes sociais.
O Cerrado vem sofrendo graves ameaças, sendo o bioma mais desmatado em 2023. E embora seja a savana com a maior biodiversidade do mundo, reconhecida como “berço das águas” por suas árvores de raízes profundas que distribuem água para oito das principais bacias hidrográficas da América do Sul, apenas 8% de Cerrado é protegido por Lei.
“Defender o cerrado é também defender os territórios dos povos dos cerrados, um compromisso que deve guiar nossas lutas, em especial em um momento histórico marcado pelo esforço sistemático de poderes públicos e privados em promover a desterritorialização dos povos e comunidades tradicionais”, defende Ribas.