29 de abril de 2024 03:57

Cotidiano em destaque

BBB de Palmas? Moradores da quadra 606 Norte se unem para inibir presença de bandidos e contratam câmeras de monitoramento

Publicado em

BBB de Palmas? Moradores da quadra 606 Norte se unem para inibir presença de bandidos e contratam câmeras de monitoramento

Temendo assaltos e furtos, moradores da quadra 606 norte de Palmas investiram na instalação de câmeras para monitorar as ruas da quadra. São mais 20 câmeras de segurança espalhadas que transmitem imagens ao vivo por um aplicativo instalado nos celulares dos moradores que aderiram ao projeto. O Jornal Sou de Palmas entrou em contato com os principais envolvidos.

A notícia sobre uma dupla armada que só foi presa, nessa última terça-feira (29), graças ao monitoramento de civis viralizou entre a população palmense. Ao perceberem a movimentação suspeita, os moradores da quadra compartilharam a informação no grupo de WhatsApp direcionado a vigilância. O policial militar, Robert, que estava à paisana, se deslocou até o local onde os suspeitos foram vistos, interviu e ao constatar que um deles portava uma arma, realizou a abordagem.

Em apuração, a equipe do Jornal Sou de Palmas descobriu que os indivíduos estariam se preparando para roubar uma residência do local com um veículo, que serviria para transportar os objetos roubados. Saiba mais sobre o caso clicando aqui.

Leia Também:   Menino de 11 anos pega carro dos pais e colide contra poste no centro de Palmas

Sobre o sistema de segurança

O sistema de segurança é uma tentativa dos moradores da quadra de coibirem assaltos, furtos e demais delitos nas ruas do local.

Funciona assim: quando um morador percebe alguma movimentação suspeita, as pessoas no grupo de WhatsApp são alertadas sobre a situação. Em entrevista ao Jornal, o responsável pelas câmeras, Antônio Ernani, contou que o projeto, apesar de realizado por uma empresa, é colaborativo entre os moradores da quadra.

Questionado sobre como funciona o programa, Antônio explica que “cada morador paga uma pequena parcela, um valor em torno de 39,90. Com cada um pagando isso aí, a gente consegue criar esse sistema onde eles mesmo têm a possibilidade de fazer essa interação e se ajudar”, disse.

Outro ponto de destaque sobre as câmeras de segurança é que, segundo Antônio, elas também contribuem com outras situações corriqueiras da população.

“O segundo foco, o primeiro refere-se a segurança da comunidade, mas o segundo também serve como segurança no sentido de poder tirar as dúvidas, não só na questão de bandidos, mas, por exemplo, alguém bateu ali no carro, já pegamos diversos casos assim, ou — ah… sumiu o cachorro, para onde meu cachorro foi, quem foi que colocou fogo no lote? Tudo isso serve para tirar essas dúvidas”, esclareceu.

Leia Também:   Bolsonaro e Michelle em Palmas: Senador Eduardo Gomes anuncia vinda do casal ao Tocantins; saiba quando

Interação entre moradores

Para Robert, o programa de monitoramento ajuda muito no patrulhamento da quadra. Em entrevista ao Jornal Sou de Palmas, o policial militar ressaltou que o grupo de WhatsApp também é um braço importante no trabalho de vigilância.

“Uma das ferramentas que a gente utiliza para estarmos nos comunicando, os moradores entre si, e repassando qualquer situação suspeita, seja de indivíduos estranhos no interior da quadra ou de veículos que são desconhecidos, é através desse grupo que a gente repassa essas informações na intenção de alertar os outros moradores”, comentou.

Robert também destacou ser importante que os moradores se conheçam e conversem entre si. “Essas interações são importantes para que a gente possa se aproximar dos nossos vizinhos e desenvolver esse contato mais próximo.”.

Em sua fala, o policial relatou que o grupo também atua como um meio de capacitação e sugestões para os moradores quanto ao desenvolvimento de medidas de segurança.

Leia Também:   PL para incentivar a meia-entrada social é aprovada na Câmara de palmas

“A gente vai fazendo alguns apontamentos, algumas orientações para correção de falhas, algumas dicas de segurança no chegar ou sair de casa, o que o pessoal pode estar observando, o que são situações suspeitas, tudo isso serve para despertar o interesse do pessoal, é através dessas dicas que a gente vai abrindo um pouco os olhos dos moradores para ficarem atentos ao que está acontecendo a sua volta”, pontuou.

O sistema

A disposição das câmeras na quadra permite que, não só o crime seja evitado, mas que, se ele acontecer, o reconhecimento do suspeito ou do veículo utilizado na ação seja facilitado. Sob responsabilidade da empresa contratada, as imagens visam contribuir com a polícia sempre que algum delito for registrado, em uma tentativa de ajudar na captura de suspeitos e a elucidar investigações.

 

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223–7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana