Após o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de Araguanã, no norte do estado, morrerem recentemente, o Tribunal Regional Eleitoral decidiu que a escolha do novo gestor será feita de forma indireta pelos vereadores da cidade. Quem está no cargo atualmente é a vereadora Irene Rodrigues Ramos Duarte (PSD).
- Publicidades -
O TRE informou que Araguanã passará por uma eleição indireta seguindo os procedimentos da Câmara de Vereadores. O novo prefeito terá um mandato-tampão até 31 de dezembro.
Os vereadores tem o prazo de 30 dias para escolher quem vai ser o novo prefeito da cidade. A Câmara Municipal disse que por causa do período de luto ainda não foi definida a data da eleição, mas que será realizada nos próximos dias.
Entenda
Araguanã fica às margens do Rio Araguaia, no norte do Tocantins, e tem aproximadamente 6 mil habitantes. A cidade passa por uma situação triste e inédita no estado com renúncia do prefeito eleito, e as mortes do vice-prefeito e do presidente da Câmara.
O prefeito eleito em outubro de 2016, Fernando Luiz dos Santos (PSD), tomou posse no dia 1º de janeiro de 2017 e renunciou em dezembro do mesmo ano, informando problemas pessoais. O então vice-prefeito, Hernandes Neves de Brito (DEM), seguiu à frente da gestão municipal, mas contraiu a Covid-19 e morreu no último sábado (11).
Durante o afastamento de Hernandes Neves para tratamento de saúde, o então presidente da Câmara de Vereadores, Cícero Cruz de Araújo (PSD), assumiu como prefeito interino. Só que ele morreu após sofrer um infarto fulminante na saída de um restaurante em Araguaína, no dia 26 de junho.
Quem ficará no comando do município até a eleição indireta é a vereadora de primeiro mandato Irene Rodrigues Ramos Duarte (PSD), que é a atual vice-presidente da Câmara.
Com informações: TV Anhanguera/G1.