4 de maio de 2024 03:09

Política em Foco

Após reviravoltas, vereador Folha Filho assume a presidência da Câmara de Palmas; saiba todos os detalhes

Publicados

sobre

Após reviravoltas, vereador Folha Filho assume a presidência da Câmara de Palmas; saiba todos os detalhes

Reviravoltas, emoção e muitos gritos de comemoração. Assim, foi marcado o evento da posse presidencial da Câmara de Palmas, neste sábado (31). Após alguns conflitos e embates judiciais, o vereador Folha Filho (PSDB) é o novo presidente da Casa de Leis da Capital. 

Este será o segundo mandato de Folha como presidente da Câmara, o primeiro foi no biênio 2017/2018. Conforme o vereador, sua intenção é fazer uma gestão harmônica e serena, visando sempre atender aos anseios dos palmenses.   

Folha x Jucelino

Os candidatos à presidência da Câmara, vereador Folha Filho e Jucelino Rodrigues (PSDB), disputaram pelo cargo no dia 30 de junho de 2022. Com 10 votos, contra 9, Folha foi declarado vencedor. Ainda durante a votação, o vereador Jucelino pediu que a sessão fosse suspensa por uma possível suspeita de fraude. 

De acordo com Jucelino Rodrigues, às 10 cédulas do vereador Folha estavam com símbolos. ”Quero comissão técnica, perícia, para periciar todas as cédulas. Quero a anulação da Sessão”, disse o parlamentar.

Ainda no dia da votação, foi feita uma breve análise sobre a reclamação do parlamentar, mas a atual presidente, vereadora Janad Valcari (PL), anunciou que a eleição estava válida e que  Folha seria o novo presidente da Câmara Municipal de Palmas.

Disputa judicial

Meses após a eleição, a polêmica sobre a votação estava mais viva do que nunca. Isso porque o vereador Jucelino entrou com um mandado de segurança contra Folha e conseguiu que a 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas declarasse a nulidade de três votos da eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores. Na sentença, o juiz William Trigilio da Silva entendeu que as marcações nas cédulas afetaram o resultado.

Inconformado com a decisão, Folha entrou com um pedido para suspender a decisão de 1º grau. No documento, o vereador pedia para assumir a presidência e permanecer no cargo até o Tribunal de Justiça decidir o que fazer no cargo. Tal pedido foi negado, mas neste sábado (31), tudo mudou. 

Gritos de comemoração

Durante a cerimônia de posse, um grito vindo da sala de reunião mudou todo o cenário. A divulgação de uma decisão provisória do ministro Gilmar Mendes permitiu que o vereador Folha Filho assumisse o cargo de presidente. 

Apoiadores de Folha, que estavam presentes no local, comemoraram a decisão com bastante euforia. 

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana