A ação civil pública movida pela 28ª Promotoria do Ministério Público do Tocantins contra o decreto da Prefeitura de Palmas está dando o que falar entre a população da Capital. Nas redes sociais, internautas demonstram indignação com a atitude tomada pelo órgão, visto que, a cidade enfrenta seu pior momento desde o ínicio da pandemia. A ACP foi publicada nesta quinta-feira, 11.
- Publicidades -
O documento em questão pede a revogação do lockdown parcial decretado pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), para permitir que todos os estabelecimentos comerciais do município abram novamente. Entretanto, o que mais chamou a atenção dos internautas, foram as justificativas e embasamentos utilizados pelo promotor Adriano Neves.
Ao defender a ação, uma das alegações do promotor foi sobre o processo de tratamento preventivo e/ou precoce com o uso da Ivermectina contra a Covid-19. No entanto, a referência científica adotada pelo promotor veio de uma publicação no Twitter. Vale reforçar que o uso do fármaco para o tratamento da doença já foi manifestado contra pela Anvisa.
Tal acontecimento gerou grande repercussão na internet. Logo em seguida os internautas contestaram, e definiram como ”absurdos”, os argumentos utilizados pelo promotor, pois, até o momento, não há nenhum estudo oficial que comprove a eficácia do medicamento para o tratamento da Covid-19. (Veja abaixo alguns comentários de internautas)
Absurdo, o Ministério Público e uma entidade de defesa da Constituição e a Lei, incentivar uso de fármacos como ivermectinia para tratamento de Covid é no mínimo imoral e atenta contra a ciência e o conhecimento humano, farei uma denúncia ao CNMP. pic.twitter.com/Hhp9zPdiVQ
— Pof. Edy (@edy_pmw) March 12, 2021
O @MPETocantins ajuizar uma ACP, pedindo que as medidas adotadas pela @cidadepalmas para contenção da pandemia sejam revogadas, utilizando como fundamentação tratamento precoce para COVID-19 é uma falta de respeito GIGANTESCA com quem sofreu e ainda sofre com essa doença
— João Paulo. (@JoaoPauloMarian) March 12, 2021
Essa história desse promotor com ação contra medidas de isolamento e a favor de tratamento precoce com drogas comprovadamente ineficazes devia ser matéria do @showdavida
— Freira de Cinta-Liga (@aferanabela) March 12, 2021
Números da Covid-19 em Palmas
O Boletim Epidemiológico desta quinta-feira, 11, registrou 383 casos de Covid-19 o maior registro dos últimos seis meses em Palmas. Foram encaminhados para isolamento domiciliar 377 novos pacientes, os demais, seis pessoas, estão internados. O documenta apontou também mais sete óbitos relacionados ao novo coronavírus (Covid-19).