A presidente da Câmara de Palmas, vereadora Janad Valcari (PODE), esteve nesta quarta-feira (17) no Ministério Público do Tocantins para denunciar irregularidades que estariam sendo praticadas pela Prefeitura de Palmas durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Para formalização da denúncia, a parlamentar levou documentos que comprovariam as falhas por parte do Executivo.
- Publicidades -
De acordo com a vereadora, além da falta de leitos de UTI dedicados à Covid, a prefeitura vem cometendo outras irregularidades como a falta de medicamentos e insumos, falta de oxigênio, a não contratação de profissionais, o não pagamentos de verbas (insalubridade, extras), entre outras.
Os documentos foram entregues ao Promotor de Justiça Thiago Ribeiro, titular da 19ª Promotoria de Justiça da Capital. Além de Janad, estiveram presentes os vereadores Moseimar Marinho (PDT), Mauro Lacerda (PSB) e Júnior Brasão (PSB).
UPA sul é fechada após superlotação
Na última segunda-feira (15), a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), diante o pior cenário já enfrentando pela capital, anunciou o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul) para novos casos da Covid-19. A unidade foi ‘obrigada’ a fechar as portas por não haver condições de comportar mais nenhum paciente.
No comunicado publicado, o Dr. José Carlos Miele (CRM 4623), responsável técnico na UPA Sul, informou que a unidade não possui mais recursos para atender pacientes com casos graves. Atualmente, a unidade possui oito pacientes em estado grave e 13 pacientes de casos moderados acometidos pela Covid-19.