Na manhã desta terça-feira, 27, durante Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Palmas, o vereador Joatan de Jesus (Cidadania), fez o uso da tribuna para declarar apoio total ao Projeto de Lei 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que prevê um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada.
- Publicidades -
Pela proposta, o piso nacional dos enfermeiros será de R$ 7.616. Ainda pelo projeto, o piso dos técnicos de enfermagem deverá ser o equivalente a 70% desse valor, e dos auxiliares de enfermagem e das parteiras o equivalente a 50% do piso estabelecido para enfermeiros.
“Há anos os enfermeiros são submetidos a sobrecarga de trabalho em troco de baixíssimos salários. Às vezes são obrigados trabalhar em até três empregos para terem um salário melhor. A categoria merece, acho que é muito importante termos a consciência do que representam esses profissionais para a saúde da nossa capital. Eu apoio sim, o Projeto de Lei que fixa o piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares”, disse o parlamentar.
Para as quatro categorias, a jornada máxima de trabalho será de 6 horas diárias e 30 horas semanais, podendo ser ampliada com correspondente acréscimo salarial.