Um monumento símbolo histórico de Mateiros, município da região do Jalapão, foi alvo de atos de vandalismo no último final de semana. A Pedra da Baliza, que possui seis metros de altura, foi pichada e danificada pelos vândalos. A situação causou indignação nos moradores da cidade.
- Publicidades -
A pedra fica na divisa do Tocantins com a Bahia, a cerca de 350 km de Palmas. Ela costuma ser cenário para fotos de moradores e turistas, mas quem for ao local agora vai encontrar o monumento marcado com nomes de pessoas.
O vandalismo ocorreu no último final de semana e até o momento nenhum suspeito foi identificado. A Prefeitura de Mateiros disse que vai cobrar agilidade para que os responsáveis sejam punidos.
A Pedra da Baliza possui formato de uma taça e tem esse nome porque foi historicamente usada como divisa entre a Bahia, o Tocantins, Maranhão e Piauí.
Nota da Prefeitura de Mateiros
A Prefeitura Municipal de Mateiros vem a público manifestar veemente, repúdio aos atos criminosos praticados contra o patrimônio público, ocorridos na Pedra da Baliza. Reiteramos nossa tristeza, revolta e repúdio aos atos cometidos por pessoas desprovidas de qualquer compressão do que seja a importância de uma sociedade harmônica.
A Prefeitura irá buscar junto às autoridades competentes total agilidade na punição dos responsáveis pelo ato.