Cinco homens foram presos na madrugada desta sexta-feira (10) suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em furtar combustível de caminhões-tanques. A operação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Polícia Civil do Tocantins, em um restaurante de fachada às margens da BR-153 no município de Nova Rosalândia, na região central do estado.
- Publicidades -
O grupo vinha sendo investigado há cerca de 40 dias. Quatro suspeitos são os motoristas de uma empresa que transporta combustível no estado. Eles dirigiam os caminhões-tanque e supostamente eram peças-chave no esquema.
De acordo com a PRF, os suspeitos foram flagrados no momento em que estavam enchendo galões de combustível com mangueiras ligadas diretamente aos caminhões da empresa.
A suspeita da polícia é de que os criminosos desviavam cerca de 400 litros de cada carga. Os investigadores acreditam que o grupo chegava a desviar aproximadamente 40 mil litros de combustível por mês, entre álcool, gasolina e diesel. O esquema estaria ocorrendo há cerca de dois anos.
Além dos motoristas, também foi preso um homem que seria o dono do ponto da descarga ilegal dos veículos. No local funcionava um restaurante de fachada, onde não foram encontradas mesas ou comida e apenas uma geladeira estava no local.
Além dos detidos, um sexto homem conseguiu fugir. Ele seria responsável por levar o combustível furtado e revender em outras partes do estado. O suspeito foi identificado e está sendo procurado.
Uma adolescente que estava no local foi levada para prestar depoimento.
O G1 entrou em contato com a empresa Marajó, que é dona dos caminhões, mas a firma informou que não vai se manifestar sobre a operação neste momento.
A operação
A operação ocorreu por volta das 4h da madrugada e contou com três equipes da PRF, além de agentes da Polícia Civil. Os policiais flagraram dois caminhões no momento em que estavam sendo descarregados.
O terceiro veículo tinha terminado de descarregar e foi abordado enquanto estava na BR-153. O quarto caminhão foi abordado no momento em que chegava no restaurante de fachada.
Com os envolvidos foram apreendidos aproximadamente 1.200 litros de gasolina, aproximadamente 700 litros de diesel e R$ 2.088,00. Também foram apreendidos vários lacres utilizados para lacrar os caminhões de combustíveis, alguns intactos e outros violados, além dos celulares utilizados pelos criminosos.
Uma caminhonete e um carro de passeio também foram apreendidos. As investigações devem continuar a cargo da Polícia Civil.
Os suspeitos:
Quatro caminhoneiros;
Dono do restaurante de fachada;
Receptador (está sendo procurado).
Com informações do G1 Tocantins.