- Publicidades -
O mês de outubro, dedicado às crianças, foi marcado por atividades realizadas pela Polícia Militar, dentro do que estabelece o plano de trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em Lizarda e Itacajá, municípios da área de abrangência do 3º Batalhão.
Na cidade de Lizarda, a programação foi encerrada nesta quarta-feira, 27, com a visita da coordenadora do Proerd local, 2º sargento Valéria Souza, à Igreja Assembleia de Deus CIADSETA, quando falou dos riscos que as drogas trazem às vidas das crianças. O bate-papo foi positivo e teve participação de 30 crianças.
No dia 26, a Assembleia de Deus Madureira, na cidade de Lizarda, também recebeu a ação. A convite da pastora Irailde Lima da Silva, a sargento Valéria foi ao encontro das crianças e também deu dicas para os pequenos se manterem seguros e longe das drogas e da violência.
A primeira ação do Proerd no mês da criança ocorreu no dia 17 de outubro, quando a equipe formada pelos subtenentes Rogério Rodrigues do Amaral e Vinícius Xavier Lustosa e a 2° sargento Valéria, estiveram no setor Ipiranga, e abordaram os males causados pelas drogas para mais de 80 crianças. Os militares também ajudaram as voluntárias Karol Morais e Jessyca Maia da cidade vizinha de Alto Parnaíba (MA) na distribuição de brinquedos.
A programação em Lizarda ainda contou com a participação do “Leão Dare”, mascote do Proerd.
Orientação e parceria
Na cidade de Itacajá, a cabo Mahianna Maciel levou informações para 80 crianças da Escola Municipal Tancredo Neves, durante palestra com o tema “Segurança e Drogas”.
O intuito foi orientar os alunos sobre os perigos à sua volta e como podem evitar situações de risco e dizer não ao uso de drogas.
Anteriormente, no dia 8, a coordenadora do Proerd local se reuniu com a prefeita Maria Aparecida Lima, a secretária municipal de Juventude e Esportes, Isadora Diamantino, e o diretor de Esportes, Fernando Porto. O encontro discutiu metas e melhorias de projetos sociais voltados ao esporte, que atuam na prevenção ao uso de drogas, práticas violentas e envolvimentos de crianças e jovens com a criminalidade.
Na oportunidade, a prefeita Maria Aparecida apresentou programas importantes na área de esporte e lazer que a administração municipal tem buscado trazer para a cidade.
Em seguida, os gestores e a cabo Mahianna visitaram a escolinha de futebol do município, e a militar do 3º BPM conversou com crianças e adolescentes, enfatizando o quanto as drogas fazem mal para a sociedade, à família e, sobretudo, aos usuários.
Retorno positivo do Proerd
Ao parabenizar os componentes do Proerd de Lizarda e Itacajá, o comandante do 3º BPM, Major PM Aderlan Pereira Santana, lembrou que o projeto voltou a ser realizado após um longo período de interrupção das aulas em virtude da pandemia da Covid-19. “Foram ótimas iniciativas, pois com a suspensão das aulas, também suspendemos as atividades do Proerd, deixando as crianças sem instrução acerca do mal causado pelas drogas. Com essa liberação das atividades, a coordenação do Proerd agiu rapidamente para levar as informações que as crianças e jovens precisam ter”, disse o major.
A coordenadora do Proerd em Lizarda, a 2° sargento Valéria, avaliou positivamente as atividades realizadas ao longo do mês de outubro. “Certamente contribuíram para orientar nossas crianças para que saibam tomar decisões seguras para suas vidas”, disse a policial militar.
Já a cabo Mahianna afirmou que o retorno do projeto foi muito produtivo e motivou as crianças e adolescentes a serem fortes, corajosas e a tomarem decisões seguras e responsáveis.
Edição: Gisele Burjack
Revisão Textual: Gisele Burjack