Tocantins – A Polícia Federal iniciou na manhã desta segunda-feira, 26 de agosto, a Operação Timóteo 6:9, com o objetivo de investigar fraudes em licitações realizadas em 2018. Os contratos suspeitos envolvem milhões de reais e estavam sob a responsabilidade da extinta Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação do Tocantins. O ex-governador Mauro Carlesse é alvo da operação, já que as fraudes teriam acontecido durante sua gestão.
- Publicidades -
Mais de 100 policiais estão cumprindo 30 mandados de busca e apreensão nas cidades de Palmas, Gurupi e Dianópolis. As ordens foram emitidas pela 4ª Vara Federal de Palmas e fazem parte de uma ampla investigação sobre possíveis crimes como desvio de dinheiro público, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
O foco da investigação
As investigações miram um contrato que tinha como objetivo contratar empresas para alugar máquinas pesadas, fornecer combustível e realizar a manutenção desses equipamentos para a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (AGETO). A suspeita é que houve desvio de recursos públicos através desse processo licitatório.
Por que Operação Timóteo 6:9?
O nome da operação, Timóteo 6:9, é uma referência a um trecho da Bíblia que fala sobre a busca desenfreada por riquezas e as consequências dessa ambição. A operação busca não apenas identificar e punir os responsáveis, mas também chamar a atenção para as práticas corruptas que prejudicam a sociedade.
A Operação Timóteo 6:9, deflagrada hoje contou com o apoio da Controladoria-Geral da União, que realizou a análise inicial dos contratos investigados.
A Polícia Federal está recebendo denúncias e informações pelo e-mail [email protected] e pelo WhatsApp (63) 3236-5422. Quem tiver informações relevantes também pode procurar o plantão na Superintendência Regional no Tocantins.
Estado se manifesta
Em nota, o Governo do Tocantins informou que está colaborando com a investigação. Confira na íntegra:
”A Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, bem como a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Tocantins informam que colaboram com a Polícia Federal no cumprimento dos mandados de busca e apreensão realizados na manhã desta segunda-feira, 26, referente a Operação Timóteo 6:9, que investiga supostas irregularidades em licitação que teriam ocorrido na extinta Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação do Estado do Tocantins na gestão do ex-governador Mauro Carlesse, entre os anos de 2018 e 2019.