Nesta quinta-feira, 26, no Dia D da Operação Virtude, a 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis de Palmas (1ª DAV) e parceiros realizou ações de fiscalização em três Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas na Capital. A Operação Virtude visa o combate à violência contra a pessoa idosa e vem ocorrendo durante todo o mês de outubro com atividades que também envolvem cultura, saúde e lazer para os idosos.
- Publicidades -
“Neste Dia D concentramos os esforços na fiscalização de instituições de longa permanência. Trata-se de ação com caráter de orientação e fiscalização que se soma às demais atividades que já vêm sendo realizadas durante todo este mês. Temos trabalhado na apuração de denúncias de crimes de violência, instauração e conclusão de inquéritos policiais, levantamento de mandados de prisão, ações educativas e palestras”, lembrou o delegado Ricardo Real, titular da 1ª DAV Palmas.
A ação contou com o apoio das Secretarias Municipais da Saúde e do Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, da Vigilância Sanitária de Palmas e do Procon.
Fiscal da Vigilância Sanitária, Cláudio Gilberto Garcia lembrou que as instituições foram orientadas a se adequarem aos regulamentos técnicos vigentes. “Observamos todo o local, avaliamos as condições de funcionamento e constatamos alguns pontos que devem ser ajustados. Passamos todas as orientações e esperamos que estas sejam atendidas a fim de oferecer melhores condições de cuidados aos idosos”, disse.
As violações de direitos da pessoa idosa, como violência física, psicológica e patrimonial podem ser denunciadas à Polícia Civil por meio do telefone 197.
A Operação Virtude segue até dia 31 de outubro e é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO).
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820