17 de maio de 2024 06:03

Plantão Policial

Polícia Civil deflagra operação contra associação criminosa que aplicava o “golpe do falso intermediário” em Araguaína

Publicado em

Polícia Civil deflagra operação contra associação criminosa que aplicava o

Na tarde desta sexta-feira (19), a Polícia Civil do Estado do Tocantins (PC-TO), cumpriu dois mandados de busca e apreensão em residências localizadas em Cuiabá (MT), onde os suspeitos estariam envolvidos em uma prática de estelionatos eletrônicos, conhecido como “golpe do falso intermediário”. A ação aconteceu por meio da 3ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (3ª DEIC) de Araguaína, em conjunto com a Polícia Civil do Mato Grosso

Segundo o delegado-chefe da 3ª DEIC, Alexander Pereira da Costa, as investigações tiveram início após um crime cometido em dezembro de 2022, na cidade de Araguaína, onde uma vítima foi enganada e acabou sofrendo um prejuízo de R$ 28 mil. Na ocasião, a vítima realizou uma transferência bancária para a conta do golpista, acreditando que estava adquirindo um veículo do verdadeiro proprietário.

Durante o cumprimento dos mandados de busca, em cooperação com a Delegacia de Combate a Estelionatos de Cuiabá, a Polícia Civil do Tocantins apreendeu diversos cartões bancários e aparelhos celulares, que possivelmente eram utilizados pelos golpistas para a prática dos crimes.

O “golpe do falso intermediário” funciona da seguinte forma: o estelionatário entra em contato com o vendedor de um determinado bem, principalmente veículos, solicitando mais informações sobre o produto. Ao final, o criminoso faz uma proposta de compra, alegando que está adquirindo o bem em nome de um terceiro, como parentes, funcionários ou amigos que possuem dívidas a serem quitadas.

Em seguida, o golpista clona o anúncio original, criando um novo anúncio com as mesmas fotos e dados do bem, porém com um preço abaixo do valor de mercado. Essa estratégia atrai possíveis compradores nas plataformas digitais.

Após estabelecer o contato entre vendedor e comprador, o golpista agenda um encontro em um local determinado para que o veículo seja exibido. Durante o encontro, o estelionatário instrui ambas as partes a não discutirem sobre o preço do carro, utilizando a tática característica do golpe do intermediário.

Dessa forma, o criminoso manipula as vítimas, fazendo com que acreditem que estão realizando uma transação legítima de compra e venda. Ao final do processo, o suposto comprador realiza a transferência do valor acordado para uma conta bancária indicada pelo estelionatário.

A operação deflagrada pelas autoridades visa combater essa associação criminosa e trazer justiça às vítimas que foram lesadas pelo golpe do falso intermediário. A Polícia Civil seguirá com as investigações para identificar todos os envolvidos

Como evitar cair no golpe

O cidadão não pode negociar com intermediários, dando sempre preferência a negociar diretamente com o dono do veículo, suspeitando de negociações que, além de possuir terceiros, pedem sigilo acerca dos valores negociados entre as partes. Além disso, deve certificar-se de que o dinheiro está em sua conta bancária e não transfira o veículo sem essa confirmação.

“É muito importante que o potencial comprador do bem, se cerque de alguns cuidados a fim de não ser mais uma vítima do golpe. Sempre desconfie de ofertas muito boas, como um carro em excelentes condições e valor abaixo do normalmente praticado no mercado. Desconfie de histórias contadas pela outra pessoa da negociação acerca de valores que irá receber de uma rescisão no trabalho ou dívidas de amigos e familiares. No caso do comprador, confirme os dados e faça transferência apenas para a conta bancária do proprietário do veículo ou seu representante legal”, pontua a autoridade policial.

As investigações prosseguirão a fim de que a Polícia Civil possa identificar todos os envolvidos nesse tipo de golpe, que já causou milhares de reais em prejuízos, sobretudo, na cidade de Araguaína.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana