A Polícia Militar do estado do Tocantins divulgou um balanço criminal na manhã desta quarta-feira, 06, referente a cidade de Araguaína, tendo por parâmetro o período comparativo de janeiro a novembro de 2022 e 2023.
- Publicidades -
Os dados trazem como resultado a redução de 38% de crimes de roubos e 28% de ocorrências de homicídios. As ações proativas da PM na cidade de Araguaína geraram 962 prisões, 239 lavraturas de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), 96 veículos recuperados e 49 armas de fogo retiradas de circulação.
Os números apresentados pelo 2º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela cidade de Araguaína, refletem um momento de maior sensação de segurança para a comunidade, uma vez que, no período ocorre a menor incidência de crimes como roubos e homicídios, em contraste com anos anteriores. Em um quadro comparativo de ocorrências de roubo, registradas entre 2017 e 2023, no período de janeiro a novembro, constata-se uma redução de 83% de casos.
A trajetória de declínio dos indicadores também foi verificada quanto aos casos de homicídios. Considerando o comparativo entre o ano de 2017 e 2023, há uma queda significativa de 63% de ocorrências dessa natureza na cidade de Araguaína. Esse número, assim como o número verificado nas ocorrências de roubo, representa, ao longo dos sete últimos anos, uma redução considerável.
Integração entre as forças de segurança e redução dos índices
Para o comando, as ações de integração entre as forças de segurança têm sido fundamentais para a queda dos índices de roubos e homicídios ao longo desse período, bem como uma mudança de estratégia na política de segurança local: “A gestão do batalhão tem focado em ações de proximidade voltadas ao cidadão de bem, parcerias para fortalecimento e segurança da área comercial, maior integração com a comunidade urbana e rural, e interação constante com a comunidade escolar a fim de neutralizar a criminalidade em pontos vitais da sociedade araguainense. Além disso, houve melhoras nas condições oferecidas para a tropa, que vem recebendo qualificação contínua, armamentos, equipamentos, novas viaturas e cursos especializados. E isso favorece à efetivação de ações preventivas e operações policiais a fim de coibir e intervir em práticas delituosas na cidade. Esse resultado se deve também à evolução investigativa realizada pela Polícia Civil, acompanhada do trabalho da Polícia Científica, somando-se a isso à estabilidade das unidades prisionais por parte da Polícia Penal e da atuação de órgãos municipais como a Guarda Municipal”, afirma o Comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel Valdeonne Dias da Silva.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820