5 de maio de 2024 02:29

Cotidiano em destaque

Operação Fraudulenti Auxilium: PF executa mandados de prisão na capital e em mais duas cidades do Tocantins contra quadrilha que fraudava pagamentos do Auxílio Emergencial

Publicados

sobre

Operação Fraudulenti Auxilium: PF executa mandados de prisão na capital e em mais duas cidades do Tocantins contra quadrilha que fraudava pagamentos do Auxílio Emergencial

Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Federal executa os mandados de prisão preventiva, busca e apreensão da operação Fraudulenti Auxilium, contra uma quadrilha suspeita de invadir contas bancárias digitais dos beneficiados pelo Auxílio Emergencial.

São cerca de 30 policiais federais cumprindo dois mandados de prisão preventiva e seis ordens de busca e apreensão, em Palmas, Paraíso do Tocantins e Formoso do Araguaia. Todos foram expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Tocantins.

De acordo com a Polícia Federal, os criminosos fraudavam o pagamento do auxílio por meio de acessos indevidos nas contas bancárias digitais criadas pela Caixa Econômica Federal (CEF). Os valores eram utilizados para o pagamento de boletos bancários fraudulentos ou transferidos para contas de terceiros.

O grupo se aproveitava da inocência, da simplicidade e do reduzido grau de escolaridade das vítimas para induzi-las ao erro. A PF não explicou como funcionava o esquema ou o valor que foi furtado pelos suspeitos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, furto qualificado mediante fraude (via internet banking), associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem chegar a 19 anos de prisão.

O nome da Operação “Fraudulenti Auxilium” é uma referência, em latim, ao auxílio fraudulento recebido pelos suspeitos em prejuízo das vítimas, que são os verdadeiros beneficiários.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana