A Polícia Civil realizou buscas na residência de um homem de 44 anos, morador de Pequizeiro, norte do Tocantins. Ele é suspeito de espalhar notícias falsas sobre os candidatos das Eleições 2020 na cidade. O nome do investigado da operação e dos candidatos que teriam sido caluniados por ele não foram divulgados.
- Publicidades -
As buscas foram coordenadas pelo delegado Roberto Assis da 43ª Delegacia de Polícia. Ele pediu autorização da Justiça para as buscas porque recebeu uma denúncia de que o homem estaria enviado informações falsas e utilizando aplicativos de mensagem para xingamentos e calúnias contra os candidatos. As ofensas teriam sido em áudios e textos.
O juiz autorizou as buscas porque já há uma investigação em andamento contra o mesmo homem na Justiça Eleitoral. Ele não foi preso, mas teve que ir até a delegacia prestar esclarecimentos. Na casa, foi apreendido o aparelho celular de onde as ofensas teriam partido que será periciado.
A Polícia Civil lembrou que o direto à livre manifestação de opinião sobre as eleições não autoriza eleitores a utilizarem informações falsas para tumultuar o processo eleitoral.