Nova Olinda – Um homem de 49 anos foi indiciado pelo crime de maus-tratos a animais após conclusão de inquérito da Polícia Civil nessa segunda-feira (30). O crime aconteceu na cidade de Nova Olinda em maio de 2023.
As investigações, conduzidas pelo delegado Fellipe Crivelaro, revelaram que o agressor utilizou uma “pinhola”, tipo de chicote de couro cru, para ferir o cachorro, justificando a crueldade pelo fato de o cão ter urinado na roda de seu veículo.
Devido à gravidade do ato, o homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar e levado à Delegacia de Polícia Civil, onde passou pelos procedimentos legais. Depois, foi encaminhado à Unidade Penal Regional de Araguaína, mas foi liberado na audiência de custódia.
Foi aberto inquérito policial, oficialmente concluído nessa segunda-feira, resultando no indiciamento do suspeito com base no artigo 32, § 1º-A, da Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de prisão de dois a cinco anos e multa para maus-tratos a animais domésticos, como cães e gatos.
- Publicidade -
O caso gerou grande repercussão na cidade de Nova Olinda, com a divulgação de vídeos nas redes sociais que mostravam os graves ferimentos sofridos pelo cachorro.
“Trata-se de mais um caso exitoso concluído pela equipe da 33ª Delegacia de Nova Olinda, onde o crime foi devidamente apurado e o autor indiciado nos termos da lei, visto que além de grave, o fato gerou muita comoção na cidade, pois o cão ficou muito machucado e precisou receber intenso tratamento médico veterinário para se recuperar”, afirmou o delegado Fellipe Crivelaro.
O delegado também deixa um alerta para que a população denuncie maus-tratos a animais: “Qualquer pessoa que for flagrada praticando maus tratos a animais responderá criminalmente e, se condenada, pode pegar até cinco anos de prisão”.
Após a conclusão do inquérito, os documentos foram encaminhados ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, que agora adotará as medidas cabíveis.