A Polícia Federal deflagrou hoje, 29, a Operação “0800” com o intuito de investigar e esclarecer os detalhes de uma organização criminosa especializada em furtos por meio de fraude.
- Publicidades -
Agentes federais estão cumprindo 5 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de sequestro de bens, expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas, na Capital e São Paulo.
Durante as investigações, a Polícia Federal descobriu que os envolvidos atuam desde 2017, praticando furtos repetidos em contas bancárias de terceiros por um esquema conhecido como “golpe do 0800”. As vítimas eram encontradas em todas as regiões do país. Para cometer esses crimes, o grupo criminoso produzia documentos e cartazes com informações falsas, incluindo um número telefônico 0800 que pertencia aos criminosos e não ao banco em questão.
Posteriormente, os suspeitos colocavam esses cartazes falsos nos terminais de autoatendimento dos bancos e instalavam dispositivos nos caixas eletrônicos para reter os cartões magnéticos dos clientes.
Outros membros do grupo convenciam os portadores dos cartões retidos a ligarem para o número 0800 indicado nos cartazes falsos, onde os falsos atendentes os persuadiam a fornecer suas senhas bancárias. Finalmente, os criminosos recuperavam os cartões retidos nas máquinas e os utilizavam, juntamente com as senhas das vítimas, para realizar saques indevidos.
Os envolvidos na investigação poderão ser responsabilizados, de acordo com suas participações, pelos crimes de furto mediante fraude e associação ou organização criminosa. As penas máximas desses delitos somadas podem ultrapassar 10 anos de prisão.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820.