Ainda sobre a ocorrência em Mateiros, na região do Jalapão, o Jornal Sou de Palmas teve acesso a novos vídeos que mostram Paulo Vieira da Silva desacatando policiais militares. Além dele, nos registros também é possível ver populares tentando impedir a ação policial. (Veja vídeo no final da matéria)
- Publicidades -
Nas novas gravações, pode-se obsevar que um tumulto foi criado durante a prisão de Paulo. Inúmeros moradores se reuniram para tentar evitar que ele fosse preso e alguns até discutiram com os policiais.
Em outro vídeo, o indivíduo acusa o militar de abuso de poder e seguida desfere xingamentos a ele.
‘’Você está abusando de poder, rapaz. O salário seu, quem paga sou eu. Quem paga imposto sou eu. Quem é fazendeiro no município, você tem fazenda no Mateiros? Eu tenho três no Mateiros, me mostra onde é a sua. Aqui onde vamos passar tem uma fazenda minha. O salário teu quem paga sou eu, ‘rapá’. Você é um porqueira, pra mim você é um bos**[ palavrão]. Tu tem o que? Só tem um salariozinho vei’’, disse Paulo.
Repercussão
Após a publicação da matéria, familiares e amigos de Paulo utilizaram as redes sociais para alegar que ele havia sido agredido pelos policiais e, por isso, teria se exaltado. O Jornal Sou de Palmas entrou em contato com a família solicitando um posicionamento, mas até o momento não tivemos retorno.
Já a Polícia Militar, enviou uma nota ao JSP com o relatório da ocorrência. Confira na íntegra:
‘’A respeito da prisão de um indivíduo por conduzir um veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada no último sábado, 23, na cidade de Mateiros, a Polícia Militar esclarece que a equipe da Polícia Militar estava em patrulhamento de rotina pela Avenida Maranhão quando avistou uma caminhonete transitando na contramão da via.
Imediatamente, os policiais solicitaram a parada do veículo, utilizando sinais sonoros e verbalização, no entanto o condutor do veículo não obedeceu às ordens e fugiu alta velocidade. Em um dado momento, o condutor parou o veículo abruptamente e os militares desembarcaram da viatura com armas em punho, seguindo o Procedimento Operacional Padrão Institucional.
O condutor saiu do veículo, partindo para cima dos policiais, o que levou à necessidade do uso seletivo da força para contê-lo. Diante disso, foi dada voz de prisão ao indivíduo que tentou fugir novamente, mas foi contido por um policial que usou técnicas de contenção e imobilização para dominar o indivíduo. Ambos sofreram ferimentos leves durante a luta corporal.
No trajeto até à delegacia a viatura foi abordada e em alguns momentos, terceiros chegaram a ameaçar os policiais com pedras e objetos e chegaram a fazer bloqueios na estrada na tentativa de impedir a passagem da viatura policial. O indivíduo foi conduzido à Delegacia de Porto Nacional, onde foi autuado em flagrante por diversos delitos, incluindo desacato a autoridade, ameaça, lesão corporal, condução sob influência de álcool ou substância psicoativa, direção perigosa e condução sem CNH. O policial ferido passou por um exame de corpo de delito no IML de Porto Nacional.
A Polícia Militar do Tocantins reitera a importância da obediência às ordens policiais e da atuação dentro dos limites legais para manter a paz social.’’
VEJA VÍDEO: