A Polícia Civil localizou dois homens que estavam foragidos desde fevereiro por serem investigados na Operação Dolos, do Ministério Público e da Polícia Civil. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) informou que Leandro Aguiar Barbosa e Danilo Valadares Nascimento foram localizados com a ajuda de policiais de Araguaína.
- Publicidades -
Leandro Aguiar foi preso nesta sexta-feira (26) e Danilo Valadares tinha sido detido na última quarta-feira (24), mas só teve a prisão divulgada agora para não atrapalhar as investigações. Os dois ainda estavam em Araguaína.
Os dois são suspeitos de integrar um esquema que envolvia empresas credenciadas e servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para emitir documentos aparentemente legalizados para veículos furtados ou roubados em outros estados. Não foi especificado quais seriam as funções de Aguiar e Valadares no esquema.
O Gaeco disse ainda que a Justiça autorizou a quebra dos sigilos bancários e fiscais dos dois, assim como de outros investigados. A investigação teve uma segunda fase no último dia 17 de junho, quando três pessoas foram presas e três mandados de busca e apreensão cumpridos em Araguaína e Tocantinópolis.
A suspeita da Polícia Civil é de que o grupo tenha emplacado cerca de 300 veículos de origem ilícita no Tocantins. Três inquéritos investigam o grupo criminoso. As apurações envolveram interceptações telefônicas e a quebra do sigilo do IP de computadores, autorizadas pela Justiça. Segundo a polícia, a administração do Detran contribuiu com as investigações.
O grupo teria sedes instaladas em Tocantinópolis e Araguaína e há anos vem praticando clonagens e emplacamentos fraudulentos de veículos. Os alvos dos criminosos seriam caminhões de altos valores.