A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta quinta-feira (20), uma lancha avaliada em mais de R$ 500 mil, em Paraíso do Tocantins, no perímetro urbano da BR-153. De acordo com as autoridades, a embarcação estava sendo transportada de forma irregular e com documentação falsificada.
- Publicidades -
A lancha estava sendo carregada por um caminhão-prancha. O problema é que para transportar essa lancha, devido as grandes dimensões, seria necessária uma Autorização Especial de Trânsito (AET) e o uso de um batedor.
Porém, para tentar burlar as leis de trânsito, a empresa responsável pelo transporte expediu documento com informações falsas, modificando as dimensões da lancha.
Segundo a PRF, transportar cargas superdimensionadas sem os cuidados previstos traz grande risco para os demais usuários da rodovia. O motorista do caminhão disse que carregou a embarcação em Santos e tinha como destino Belém (PA).
Ele informou que não sabia da falsidade nas informações contidas no documento, mas ele também não possuía curso específico para transporte desse tipo de carga.
A PRF afirmou que ficou configurado, inicialmente, o crime de crime de falsidade ideológica. O caminhão-prancha e a carga foram apreendidos e estão na Delegacia da Polícia Civil de Paraíso do Tocantins.