Em Miranorte, na região central do estado, criminosos estariam se passando por agentes de saúde para aplicar golpes nos moradores da cidade, principalmente nos idosos. Segundo a Polícia Civil, os se aproveitam deste recurso para enganar e subtrair dinheiro da população. Nos últimos dias houve registro de dez casos.
- Publicidades -
Os crimes estão sendo investigados pela 66ª Delegacia de Polícia Civil. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, casos estão ocorrendo principalmente em Miranorte, mas há registros do mesmo tipo de golpe em vários municípios.
“O autor vai até a casa da vítima, geralmente pessoas idosas, ou de pouca instrução e a pretexto de realizar ou atualizar cadastros de programas federais, pedem o cartão bancário das vítimas e o CPF”, explicou o delegado Pedro Henrique Felix Bernardes.
Segundo a polícia, os criminosos trocam os cartões das vítimas ou copiam as senhas, muitas vezes anotada no verso pelos idosos. Depois fazem saques, compras e até empréstimos no nome das vítimas.
Em alguns casos o suspeito não consegue ter acesso aos documentos das vítimas, mas entra na casa e acaba subtraindo dinheiro e outros bens. “Os agentes de saúde ou outros profissionais do gênero sempre andam devidamente identificados e nunca pedem cartões bancários ou outro documento a fim de realizar recadastramento de programas sociais ou atualização bancária”, disse o delegado.
Em caso de dúvidas sobre a identidade de quem se apresentar como servidor público a população deve ligar para a Polícia Civil ou Militar.