Palmas – Na manhã desta quinta-feira (6) a equipe de policiais civis da 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas) executou um mandado de busca e apreensão na residência de R.J.C.C., de 28 anos. Ele é suspeito de tentar matar seu ex-enteado de 27 anos durante uma festa na Praia das Arnos, no dia 31 de março deste ano.
- Publicidades -
Após a execução do mandado, o delegado Eduardo Menezes dirigiu-se ao Hospital Geral de Palmas, onde o suspeito está internado, para informá-lo sobre a decisão judicial referente à instalação de uma tornozeleira eletrônica. Apesar de o delegado ter solicitado a prisão preventiva do acusado, o pedido foi negado pelo Poder Judiciário, que optou apenas pela instalação do dispositivo, a qual será realizada pela Polícia Penal.
Vídeo
https://www.instagram.com/p/C737v0rOT_H/
Investigação de coação no processo
Além do principal suspeito, a mãe e a atual companheira de R.J.C.C. também são investigadas. Conforme o delegado, elas poderão responder por coação no curso do processo devido a ameaças que supostamente fizeram contra familiares da vítima, visando intimidá-los e impedir que colaborassem com as investigações. O delegado Eduardo Menezes ressaltou que o inquérito será concluído em breve e que R.J.C.C. será indiciado por tentativa de homicídio, com o caso sendo encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público.
Crime e vingança
As investigações revelaram que no dia 31 de março, a vítima estava em um bar na Praia das Arnos com amigos quando foi surpreendida por um ataque com faca, desferido por R.J.C.C. Dois meses antes, o agressor havia invadido a casa da vítima, que reside com a mãe, ex-namorada do suspeito, com quem ele teve um relacionamento de longa data.
A mãe da vítima terminou o relacionamento com R.J.C.C. no final de 2023. Em uma tentativa de reatar, no dia 1º de janeiro de 2024, o suspeito foi até a casa da ex-namorada e, após chamar sem obter resposta, arrombou a porta. A mãe da vítima não estava em casa e a vítima, que dormia, apenas pediu ao invasor que deixasse o local.
Horas depois, R.J.C.C. retornou à residência para falar com a ex-namorada, e, ao ser confrontado pela vítima de maneira mais enérgica, foi impedido pela mãe que havia retornado ao local.
Motivação e tentativa de homicídio
As investigações apontam que, movido por vingança e possível ingestão de álcool, no dia 31 de março, o investigado foi até a Praia das Arnos com a intenção de matar seu ex-enteado. A vítima relatou que, após ser golpeada no peito com uma faca, o suspeito pressionou o objeto com ainda mais força, demonstrando a clara intenção de causar a morte como forma de vingança pela separação.
Após o ataque, amigos da vítima o socorreram e o levaram para a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA), de onde ele foi transferido para o Hospital Geral de Palmas. Apesar da gravidade dos ferimentos, o jovem conseguiu sobreviver.