29 de abril de 2024 06:07

Plantão Policial

PRF apreende carga de madeira ilegal na BR 230 em Luzinópolis, norte do Tocantins

Publicado em

PRF apreende carga de madeira ilegal na BR 230 em Luzinópolis, norte do Tocantins
Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu carga de madeira ilegal transportada sem documentação válida. O fato foi registrado na tarde de quarta—feira (09), no km 70 da BR 230, município de Luzinópolis-TO.

Na oportunidade, a equipe da PRF em procedimento de fiscalização de rotina, deu ordem de parada a caminhão que trafegava pela rodovia carregado de madeira nativa serrada, de diversas espécies. Foram solicitados os documentos necessários para o seu transporte, sendo apresentado NF e guia florestal, aparentemente condizentes com a carga transportada.

Contudo, a inspeção minuciosa da carga revelou algumas incongruências: ambos os documentos informam tratar-se de 36.866 m³ de madeira serrada, porém, após a medição volumétrica realizada na carga, chegou-se a 45.752 m³.
Além do volume, foi verificado que parte da madeira transportada apresentava características divergentes da espécie declarada na Guia Florestal.

Leia Também:   'Operação Retomada' prende trio por tráfico de drogas no setor Taquari, na região Sul de Palmas

Conforme a instrução Normativa n° 21/2014 do IBAMA, devido as divergências entre as informações fiscais e ambientais declaradas nas documentações apresentadas, as mesmas foram consideradas inválidas. Constatou-se, a princípio, a ocorrência de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

Toda a madeira e veículos foram apreendidos e colocados à disposição dos órgãos competentes, sendo eles, Polícia Ambiental de Araguaína e Juizado Especial Criminal, para adoção das medidas administrativas previstas em lei.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana