2 de maio de 2024 19:34

Cotidiano em destaque

Balanço comparativo da PM aponta redução da criminalidade em Guaraí no primeiro quadrimestre de 2022

Publicados

sobre

Balanço comparativo da PM aponta redução da criminalidade em Guaraí no primeiro quadrimestre de 2022

A Polícia Militar divulgou nesta quarta-feira,25, que no primeiro quadrimestre de 2022 marcou uma queda significativa nos índices de criminalidade em Guaraí, na região central do Tocantins. Os dados apresentados são comparados com o mesmo período do ano de 2021.

O comandante do 7º batalhão (7° BPM), Major QOPM Rafael Silva Crespo, atribui a redução dos índices de criminalidade ao comprometimento e empenho da tropa que trabalha 24h por dia em prol da manutenção da ordem pública.

A unidade do Batalhão Guará abrange oito municípios, sendo eles: Guaraí, Colméia, Tabocão, Presidente Kennedy, Itaporã, Pequizeiro, Goianorte e Couto Magalhães.

O gráfico registra ocorrências referentes ao primeiro quadrimestre de 2021 (janeiro a abril) em comparativo ao mesmo período de 2022, constando das 10 (dez) naturezas mais relevantes relativas aos crimes praticados contra a vida e o patrimônio.

No primeiro quadrimestre de 2022, quatro naturezas de ocorrências deixaram de constar nos registros de criminalidade em Guaraí, ou seja, reduziram em 100% sua incidência, sendo elas: Homicídio, furto em veículo automotor, roubo de veículo automotor e roubo em estabelecimento comercial, as quais, no mesmo período de 2021, obtiveram os registros de 1, 1, 4 e 3 casos.

A ocorrência de “Furto de Veículo Automotor”, com três registros em 2021, caiu para duas notificações no primeiro quadrimestre de 2022, bem como, houve redução na natureza “roubo a transeunte”, que, em 2021, teve dois casos, ficando, no mesmo período deste ano, com apenas um registro, portanto, uma redução de 50%.

A natureza “Furto em Residência” obteve ainda um maior percentual de queda, sendo dos sete registros em 2021, houve um decréscimo para apenas três em 2022, com diminuição em 57%. Outra ocorrência que obteve significativo índice de redução em 2022 foi a de natureza “Furto em Estabelecimento Comercial”, alcançando um percentual 80% menor que o registrado em 2021, caindo de cinco para uma ocorrência.

A única natureza com aumento de incidência, foi a  “Tentativa de Homicídio”, com três registros no ano de 2021 e cinco em 2022, obteve um aumento de dois casos. Ressalta-se que 60% dessas ocorrências foram de ordem passional e 40% originadas a partir de rixa, sendo crimes, em sua maioria, aparentemente não premeditados, o que dificulta a prevenção, além de não possuírem relação com crimes contra o patrimônio, como roubo, por exemplo. Quanto à natureza de “Roubo em Residência”, manteve o mesmo número de registro de 2021, com apenas um caso.

Destaca-se, por fim, que o 7º BPM, somente neste primeiro quadrimestre de 2022, efetuou a prisão de vinte pessoas pela prática de crimes diversos, incluindo dois registros de tráfico de entorpecentes; além da apreensão de três armas de fogo.

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana