30 de abril de 2024 01:55

Plantão Policial

Após ‘Charada’ ser encontrado morto em presídio de Araguaína, defesa informa que familiares do preso devem processar o Estado

Publicado em

Após 'Charada' ser encontrado morto em presídio de Araguaína, defesa informa que familiares do preso devem processar o Estado

Após ser encontrado morto em uma ala monitorada do presídio Barra da Grota, em Araguaína, neste domingo (20), o laudo da morte do criminoso conhecido como ‘Dad Charada’ deve ser finalizado em dez dias, conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Carlos Augusto Silva Fraga é apontado como responsável por encomendar cerca 50 homicídios, que assustaram os palmenses na onda de violência em 2023 na Capital.

“É ele [Charada] um dos principais responsáveis, se não o principal, por essa série de mortes”, disse o delegado Eduardo Menezes, da Delegacia de Homicídios de Palmas, durante coletiva feita pela Secretaria de Segurança Pública no dia 12 de julho

Durante o primeiro semestre deste ano, a cidade registrou 90 mortes.

Leia Também:   Delegado de folga realiza prisão após flagrar homem agredindo esposa na região Norte de Palmas

A prisão

‘Dad Charada’ foi preso no Rio Grande do Sul e transferido para o Tocantins no dia 11 de julho e acabou em uma Unidade de Araguaína. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ele ficou em isolamento durante todo o tempo que esteve no presídio e a ala onde ele estava é monitorada em tempo integral.

A morte é investigada pela 2ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (2ª DHPP – Araguaína).

Processo contra o Estado

Os advogados Zenil Drumond e Iago Augusto Marinho, defesa de Charada, informaram que os familiares dele devem processar o Estado.

Afirmaram ainda que a Administração Pública está obrigada a resguardar a vida dos custodiados dentro dos estabelecimentos prisionais mantidos pelo Estado.

A defesa diz ainda que no dia 19 de julho solicitou que o detento ficasse em uma cela separada por ter conhecimento sobre supostas ameaças de morte que Charada estava recebendo.

O que diz a SSP

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins informa que o laudo cadavérico sobre a morte de Carlos Augusto Silva Fraga, conhecido como Dad Charada, deve ser finalizado em até dez dias e remetido a autoridade policial responsável pela investigação.

A SSP-TO reitera que, embora haja evidências de suicídio, o caso será investigado pela 2ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (2ª DHPP – Araguaína), cuja equipe esteve no local colhendo elementos para a investigação.

Por sua vez, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) informa que desde o momento de sua recepção na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), Carlos Augusto Silva Fraga, Dad Charada, foi atendido com todos os cuidados voltados aos custodiados do Sistema Penal do Tocantins, respeitando os Direitos Humanos.

Vale destacar que o custodiado também ficou em isolamento em todo tempo na UTPBG desde o momento de sua chegada.Esta Secretaria informa ainda que há monitoramento em tempo integral na ala onde o mesmo estava alojado.

A Seciju está prestando todas as informações necessárias, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública, a fim de que sejam sanadas e esclarecidas todas as dúvidas acerca deste caso.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

 

Leia Também:   Ação rápida da polícia prende suspeitos de tráfico de drogas na quadra 1206 sul, em Palmas

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana