4 de maio de 2024 16:23

Palmas

‘Vamos reciclar?’ Fundação de Meio Ambiente de Palmas faz campanha para arrecadar material escolar inservível

Publicados

sobre

'Vamos reciclar?' Fundação de Meio Ambiente de Palmas faz campanha para arrecadar material escolar inservível

Mais um ano letivo começa e com ele chega um dilema que se repete sempre no período de volta às aulas: O que fazer com o material escolar do ano anterior? São livros, cadernos, apostilas, lápis, canetinhas, borrachas e outros tantos materiais que precisam de uma destinação correta, pois boa parte ainda pode ser utilizada e outra pode ser reciclada. Pensando nessa situação, a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA) está realizando durante todo o mês de fevereiro uma ação de arrecadação para receber livros e cadernos inservíveis, que serão doados para as Associações de Catadores, destinados à reciclagem.

A entrega deve ser realizada na sede da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, localizada na ACNE 1 (104 Norte), Conjunto 1, Rua NE 1, Lote 9 (atrás da avenida JK, esquina com a Nova Cosméticos).

 

Doação

“É comum no início do ano letivo o estudante querer um material novinho. Mas muitas famílias não têm condições de arcar com estas despesas, então, a primeira recomendação é que avalie o que seu filho usou no ano anterior e que não vai precisar neste ano e separe para doação”, recomenda a diretora de Gestão Ambiental da FMA, Paula Raquel Barreto Rodrigues.

Segundo a diretora, na hora de descartar, a família deve lembrar que todo material quando bem aproveitado gera economia, protege o meio ambiente, e ainda ajuda outras famílias em condições financeiras menos favoráveis.

Entre os produtos que devem ser separados para doação incluem-se lápis, canetas, borrachas, estojos, mochilas, cadernos com poucas folhas usadas, agendas, folhas de papel ofício, réguas, dentre outros.

 

Reciclagem

Após a seleção do que será reaproveitado pelo próprio aluno, ou doado para outros estudantes, é hora de separar o que realmente não serve mais para uso. “A melhor opção é sempre a reciclagem, uma vez que o material escolar é essencialmente produzido de papel e plástico. Podem ser descartados para reciclagem provas antigas, livros didáticos, cadernos de desenhos e de escrever, régua quebradas, mochilas e estojos plásticos”, ensina Paula.

Atualmente em Palmas existem 25 ecopontos ativos, confira aqui, aptos a receberem papel/papelão, plástico e metal; o material pode ser descartado em um desses locais. Uma possibilidade para quem mora em condomínios é fazer uma ação de arrecadação desses materiais e agendar um horário para que um associado ou cooperado das associações e cooperativas de catadores façam a retirada do material em domicílio.

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9274-5503

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana