Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 18, às 8h, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Tocantins em Palmas, a solenidade de passagem de comando do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE). O tenente-coronel Adão Pereira dos Santos deixou o comando da unidade e assumirá o comando da Academia de Polícia Militar Tiradentes (APMT). O novo comandante do BPCHOQUE é o tenente-coronel Weslley Dias Costa, que deixou o comando do 9º BPM em Araguatins. O evento foi presidido pelo comandante-geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa e contou com a presença de autoridades civis e militares.
- Publicidades -
A solenidade iniciou com a apresentação da tropa ao comandante-geral da PMTO, feita pelo capitão Wilker Barbosa de Sousa, subcomandante do BPCHOQUE. Em seguida os presentes entoaram o hino nacional brasileiro, sob os acordes da Banda de Música da PMTO. Ao fazer uso da palavra o comandante substituído, tenente-coronel Adão, agradeceu aos presentes e especialmente ao comandante-geral pela oportunidade de estar à frente do comando do Batalhão de Choque da PM, de quem se despediu com a certeza de ter feito o seu melhor. Foi realizada ainda a leitura de elogio ao oficial, pelo admirável trabalho realizado na função de comandante do BPCHOQUE.
O comandante-geral presidiu o ato solene de transmissão da função de comandante do BPCHOQUE. Na sequência os comandantes substituído e substituto se apresentaram ao coronel Jaizon, depois de terem passado e assumido a função. Foi realizada ainda a leitura do currículo do tenente-coronel W. Costa que assume o comando da unidade. Seguindo o protocolo militar, os dois oficiais, substituto e substituído, passaram em revista à tropa do BPCHOQUE.
A deputada estadual, Luana Ribeiro, prestigiou a solenidade e destacou o trabalho de excelência realizado pela Polícia Militar do Tocantins, sob o comando do coronel Jaizon, a quem parabenizou pelo comando. A parlamentar cumprimentou tenente-coronel Adão e destacou a competência de seu comando. Desejou uma gestão exitosa ao novo comandante do Batalhão de Choque da PM, tenente-coronel W. Costa. A deputada se colocou à disposição como parceira da instituição: “Eu continuo à disposição para ajudar a nossa gloriosa Polícia Militar. Aos policiais do BPCHOQUE que passam por um novo comando agora, desejo que vocês façam um trabalho de excelência como sempre tem feito no nosso Estado do Tocantins”.
Em seu pronunciamento o comandante-geral da PMTO, cumprimentou e agradeceu aos presentes, especialmente aos comandantes substituído e substituto. Lembrou o profissionalismo e comprometimento demonstrado pelo tenente-coronel Adão ao longo de sua carreira, em atuação digna com os princípios e valores institucionais. Ressaltou ainda sua brilhante atuação no comando do Batalhão de Choque e designou sua nova missão, de estar à frente do comando da Academia de Polícia Militar Tiradentes (APMT), responsável pela formação dos policiais militares que ingressam na instituição.
Coronel Jaizon desejou sabedoria, força e honra ao novo comandante do BPCHOQUE, destacando sua trajetória de sucesso na instituição, tendo perfil operacional e motivador, que preenche todos os requisitos para o comando do BPCHOQUE.
“O trabalho deste comando, apoiado pelo governo em busca de melhorias para a segurança pública e condições de trabalho para os policiais militares, tem sido nossa tônica. Todos os setores têm contribuído bastante e podemos elencar algumas conquistas como: retomada das obras da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), e futura construção do Centro Olímpico da PM, aquisição de armamentos, munições, veículos especializados, fardamentos, radiocomunicação digital, capacitação para lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência, tecnologia embarcada, dentre outras conquistas”.
O comandante-geral finalizou suas palavras desejando boas festas. “Agradeço pelo empenho de todos nesse ano que se finda e reitero a necessidade de apoio para um 2020 de muito trabalho”, disse.