A Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza nesta quarta-feira (21) um mutirão de testagem de HIV, sífilis e hepatites para marcar o Dia D Contra ISTs na UFT. Os testes são gratuitos, rápidos e o resultado sigiloso. Os exames serão realizados no andar térreo da biblioteca do campus de Palmas das 8h30 às 20h30.
- Publicidades -
As ISTs são infecções transmitidas principalmente pelo contato sexual, mas que também podem contaminar a partir da gestação ou amamentação. Anteriormente conhecidas como DSts, doenças sexualmente transmissíveis, as infecções tiveram mudança na terminologia para destacar a possibilidade de transmissão mesmo sem sinais e sintomas.
Principais sintomas de ISTs
Segundo o Ministério da Saúde (MS), as ISTs podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, ou até mesmo por dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.
É necessário observar o corpo durante a higiene pessoal e fazer testes para identificar os sinais e iniciar o tratamento ainda no estágio inicial. Se não forem tratadas, algumas ISTs podem levar a complicações como infertilidade, câncer e morte.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820