Com a chegada das chuvas, os condutores devem redobrar a atenção no trânsito. Isso porque alguns fatores, como risco de aquaplanagem, visibilidade prejudicada e queda de árvores são algumas das principais causas que favorecem a ocorrência de acidentes de trânsito nas cidades.
- Publicidades -
Saber como agir na direção de um carro em dias de chuva é fundamental para a segurança de todos. A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), dá dicas aos condutores caso precisem dirigir nessas situações. Entre as medidas que os condutores podem adotar estão:
- Manter em dia a revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
- Manter os pneus calibrados e evitar frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto;
- Para ter melhor visibilidade use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;
- Reduzir a velocidade e manter maior distância do veículo da frente;
- Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança;
- Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto;
- Utilizar sempre a luz de seta para indicar mudança de direção;
- Evitar trafegar em vias inundadas, pois existe o risco de batidas contra buracos, ou de danos ao veículo em caso de excesso de água no motor.
A Superintendente de Trânsito da Sesmu, Valéria Oliveira, acrescenta mais alguns cuidados que o condutor deve ter nesse período. “Além de baixa velocidade, da verificação do veículo, e das condições da via, é importante também que o motorista, ao sair de casa, faça um reconhecimento da área e obtenha informações para saber se está tendo pontos de alagamentos”, completou.
Aquaplanagem
A aquaplanagem é um fenômeno físico na qual o veículo ao passar por uma camada de água no asfalto e perde atrito. Isso faz com que o carro flutue apresentando um alto risco de acidente. “Se ocorrer aquaplanagem é importante que o motorista tire o pé do acelerador, não pise no freio bruscamente, e segure firme o volante para manter as rodas retas para o pneu retomar o contato com o solo”.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820