15 de julho de 2024 05:13

Cotidiano em destaque

Seciju realiza cerimônia de formatura de mais de 30 custodiados em curso profissionalizante de encanador

Publicados

sobre

Seciju realiza cerimônia de formatura de mais de 30 custodiados em curso profissionalizante de encanador
Energisa

33 custodiados concluíram, nesta quinta-feira (17), o Curso Profissionalizante de Encanador. A cerimônia de formatura foi realizada na na Unidade Penal Regional de Palmas (UPP) pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). A ação tem como objetivo capacitar as pessoas privadas de liberdade com foco na reinserção social.

O curso teve início no dia 22 de setembro com turma composta por custodiados das Unidades Penais de Palmas, Natividade, Guaraí e Unidade de Segurança Máxima do Cariri. Na capacitação, os participantes aprenderam noções básicas de tubos e conexões, instalação de esgoto e ventilação em pvc, reparos em defeitos hidráulicos, dentre outros conteúdos.

O secretário executivo da Seciju, Gilson Silva, explicou a importância destas capacitações dentro do Sistema Penal e parabenizou os custodiados formandos. “Este é um momento importante e único na vida de vocês pois essa formatura proporciona a oportunidade de saírem daqui como profissionais qualificados e fazerem jus aos ensinamentos aprendidos durante esse período de curso. A reinserção social efetiva é importante para a pessoa privada de liberdade, sobretudo para suas famílias, bem como para evitar a reincidência criminal e trazer mais segurança à sociedade”, afirmou o gestor.

O custodiado O.R. é um dos formandos do curso de Encanador e agradeceu a oportunidade de se profissionalizar, além de pedir para seus colegas manterem a esperança. “Agradeço em nome de todos os meus colegas essa oportunidade que estão nos proporcionando de profissionalizar, pois tudo começa do baixo antes de se elevar, então, através desta oportunidade não percamos a esperança nem a fé,” disse.

Também estiveram na cerimônia o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Penal, Rogério Gomes; o gerente de Operações do Sistema Penal, Leandro de Sá; o chefe da Unidade Penal de Palmas, Alexandre Cícero; o juiz da Vara Criminal e de Execução Penal de Palmas, Allan Ferreira Martins; além dos chefes das unidades penais de Colméia, Carlos Venner, da Unidade de Barrolândia, Darysson Matos; e representando o deputado Ricardo Ayres, sua filha Samara Ayres.

Curso de Pedreiro

Além da formatura, iniciou-se, nesta quinta-feira (17) uma nova turma do curso de Pedreiro de Alvenaria para 30 custodiados dos quais cinco participantes da Unidade de Segurança Máxima de Cariri, quatro da Unidade Penal de Guaraí, três de Colmeia, dois de Paraíso e 16 custodiados da UPP.

O gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso da Seciju, Dilson Júnior, falou sobre a importância da educação profissionalizante nas unidades penais. “Temos feito um grande esforço para trazer os cursos profissionalizantes aos custodiados em cumprimento de pena pois esse tipo de ensino atua nos princípios educacionais tradicionais ao mesmo tempo que prepara para o participante para o mercado de trabalho. Além disso, estamos felizes em possibilitar a participação de custodiados de outras unidades nas turmas realizadas em Palmas, favorecendo maior participação de custodiados nas turmas,” afirmou o gerente.

O curso dispõe de horária de 160 horas com aulas presenciais que ocorrem na UPP com conteúdos sobre integração e empreendedorismo, concreto e argamassas, pisos e contrapisos, alvenaria, entre outros.

 

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana