12 de maio de 2024 18:04

Palmas

Projeto ‘’São João Vem de Berço’’ inicia preparativos para 2ª edição

Publicados

sobre

Projeto ‘’São João Vem de Berço’’ inicia preparativos para 2ª edição

O Projeto ‘’São João Vem de Berço’’ está com os preparativos da 2ª edição a todo vapor. No ano passado, o projeto foi considerado um verdadeiro sucesso por pais, alunos, professores e comunidade.

O projeto “São João Vem de Berço” promove capacitação sobre movimento junino para jovens estudantes, e foi idealizado pelo do Instituto Pizada da Butina, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Os organizadores são capacitados para criar e produzir espetáculos juninos dentro das escolas, e além das capacitações, o projeto disponibiliza figurinos e assessorias de criação, danças, música e de comunicação às juninas em formação.

Vale destacar que o Instituto Pizada da Butina buscou desde o segundo semestre de 2022 um apoio financeiro nas redes públicas e privadas visando a ampliação do projeto.

De acordo com o presidente do Instituto, Whallas Furtado, é gratificante ver o público aplaudindo e reconhecendo o trabalho realizado. ‘’Fiquei muito feliz ao ver o público aplaudindo apresentações de quadrilhas juninas formadas pelos alunos da rede municipal de Palmas. Graças a esse sucesso, que em 2023 conseguiremos dobrar o apoio financeiro que recebemos em 2022, assim, consequentemente iremos dobrar também o número de escolas e crianças atendidas pelo projeto “São João Vem de Berço”, inclusive já iniciamos reuniões com as equipes para planejar tudo.

Ofereceremos novos serviços, que em 2022 não tivemos condições financeiras de oferecer, tais como, maquiadores, cabeleireiros exclusivos para as crianças e uniforme (camisa) exclusivo do projeto, entre outras novidades que só podemos confirmar após a aprovação do plano de trabalho, pois trata-se de recursos destinados através de emendas parlamentares municipal,”, explicou.

Além disso, o representante do Instituto agradeceu os vereadores que estão apoiando esse projeto, e reforçou que os trabalhos desenvolvidos mudarão a vida das crianças para melhor, e que os profissionais contratados pra prestar serviços são membros de várias outras quadrilhas juninas profissionais de Palmas, consequentemente envolvendo esses grupos juninos, entre outros profissionais da cultura de Palmas como artesões, músicos, atores e etc.

O presidente destaca também que o projeto visa realizar um trabalho em conjunto. “Parte do sucesso deste trabalho também diz respeito ao empenho dos alunos, eles precisam se envolver nas ações programadas para a festividade. Por isso, a ação em conjunto promove a integração dos alunos, que, ao trabalharem em equipe para concretizar tarefas relativas à quadrilha, interagem e, assim, têm a oportunidade de desenvolver habilidades de socialização. Outro fator que é importante ressaltar, é que a quadrilha Junina também pode ser o espaço para a inserção de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular — BNCC —, as quais, segundo o documento, devem ser estimuladas tanto dentro quanto fora da sala de aula, incluindo os eventos e as atividades culturais promovidos pela instituição escolar. Apartir disso, podemos identificar a compatibilidade de trabalhar a quadrilha junina de acordo com tais princípios. Por sua natureza interdisciplinar, esse movimento junino permite a articulação de várias disciplinas”, afirma.

O Projeto está na fase de planejamento, onde está sendo elaborado o plano de trabalho, para definir onde e quais as escolas serão atendidas. Vale destacar que a definição será realizada em conjunto com Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Projeto ‘’São João Vem de Berço’’ inicia preparativos para 2ª edição

Divulgação

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana