No próximo sábado, dia 15, o Parque Cesamar, em Palmas, sediará o evento “Dia D das Capivaras”, com o objetivo de fornecer informações essenciais aos moradores sobre uma convivência segura com esses animais e precauções para evitar a febre maculosa. Embora não haja registros da doença em Palmas, a prefeitura mantém um monitoramento devido aos casos surgidos em outras regiões do Brasil.
- Publicidades -
As capivaras residem no Parque Cesamar há muitos anos e também podem ser encontradas nas margens dos córregos que atravessam a cidade, especialmente no Ribeirão Taquaruçu.
A febre maculosa, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, é transmitida pelo carrapato-estrela infectado, sendo as capivaras um de seus hospedeiros. No entanto, a doença também pode ser encontrada em outras espécies, como aves e equinos.
A ação no parque acontecerá das 15h às 19h. Uma das orientações é que os visitantes optem por roupas que protejam o corpo, como calças compridas e camisetas de manga. “Isso é importante, pois o corpo fica mais coberto e previne a ação dos carrapatos. Roupas claras também facilitam a detecção, caso algum carrapato esteja presente”, destacou Meire Carreira, presidente da Fundação do Meio Ambiente.
Além disso, é recomendado que os visitantes evitem tocar nos animais e sentar diretamente no chão. Alimentar as capivaras também é proibido, pois elas possuem uma dieta específica e podem ter problemas de saúde.
Durante o evento, uma equipe de saúde estará presente para vacinar os moradores contra a gripe e a Covid-19, bem como administrar outras vacinas do calendário vacinal. Também serão oferecidos testes de glicemia e medição da pressão arterial aos frequentadores do parque.