14 de maio de 2024 22:19

Palmas

Palmas registra aumento de mais de 100% nos casos de dengue; saiba como prevenir

Publicado em

Palmas registra aumento de mais de 100% nos casos de dengue; saiba como prevenir

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que nos últimos seis meses, Palmas registrou 730 casos de dengue, representando um aumento de 116% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Até o fim de junho do ano passado, 337 moradores ficaram doentes após picadas do Aedes aegypti.

Conforme os dados do boletim epidemiológico, a capital teve 1.774 casos notificados no primeiro semestre deste ano, contra 1.321 no mesmo período do ano passado.

Após o início da pandemia, os números da doença diminuíram. Em 2019, em um único mês, Palmas registrou mais de 1,3 mil casos de dengue. Prefeitura acredita que a redução possa estar relacionada com a permanência de moradores em casa e maior dedicação aos cuidados com os quintais. Veja abaixo como evitar criadouros do mosquito

A Prefeitura afirma que a Unidade de Vigilância e Controle das Zoonoses (UVCZ) trabalhada continuamente para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. “Os agentes têm realizado vistorias nos estabelecimentos comerciais, domiciliares para detecção, remoção e eliminação de criadouros, além das visitas aos imóveis de imobiliárias, e a ainda a realização do ingresso forçado em imóveis fechados ou abandonados de acordo com os protocolos sanitários exigidos durante o período da pandemia da Covid-19”, informou a Semus.

Para fortalecer o cuidado com os pacientes suspeitos de dengue e evitar quadros graves da doença e óbitos, médicos que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Palmas participaram recentemente de uma capacitação sobre o manejo clínico de pessoas com a doença ou suspeita.

A bióloga Amanda Alexandrino, analista em saúde da UVCZ afirma que a população é a principal aliada na luta contra o mosquito. “Basta apenas separar alguns minutos por semana para fazer a vistoria nos quintais e checar a existência de focos do mosquito. A limpeza rotineira é simples e rompe com o seu ciclo de vida”, explicou.

Dicas de prevenção

  • Limpar o quintal e descartar corretamente o que não é utilizado
  • Lavar os pratinhos de plantas, reservatórios de água dos animais domésticos
  • Lavar o reservatório de água atrás da geladeira
  • Retirar água dos pratos de plantas
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo
  • Tampar tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que sirva para reservar água;
  • Manter os quintais limpos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, sacolas plásticas, copos, pneus e outros

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana