Os pais de alunos de uma escola municipal no Jardim Aureny III estão preocupados com o trânsito tumultuado na porta da unidade. Nos horários de entrada e saída não é difícil ver crianças atravessando a rua sozinhas ao lado de motos, carro e bicicletas.
- Publicidades -
“O trânsito está confuso porque no mesmo instante que vai, também vem. Aí fica muito difícil para as crianças, para a gente estar passando elas. Até mesmo de bicicleta às vezes vai atropelando os outros porque a gente fica com medo dos carros”, contou a dona de casa Maria Zélia.
Na porta da Escola Municipal Rosemir Fernandes de Sousa, que fica na rua 32 do Aureny III, tem uma faixa de pedestres e placas indicando a travessia de pedestres, mas quem passa pelo local não se sente seguro.
Os itens de segurança acabam sendo ignorados pelos veículos. Além disso, há outra escola no quarteirão de baixo e isso acaba aumentando o fluxo na região. “Todo dia tem confusão de pedestre, bicicleta, carro, moto, tudo. Ninguém respeita ninguém”, disse a mãe de aluno Francisca Alaíde.
Não é difícil encontrar carro na contramão, cruzando a faixa junto com os pedestres, além de gente atravessando fora da zona de segurança e até motociclista carregando crianças sem capacete. Uma total falta de respeito às normas de trânsito. O perito de trânsito Silvio Jaca foi convidado a ir ao local para analisar o fluxo de pessoas e veículos. Ele explicou as medidas que podem ser tomadas para melhorar o problema
“O ideal é que se tenha sinalização anterior para indicar aproximação dessa zona de fluxo mais intenso de pedestres. Inclusive, em alguns locais em que tem um grande fluxo em horários determinados, como escola, prédios públicos e hospitais, às vezes colocar mão única para facilitar no caso de vias mais estreitas como essa aqui e que são duas escolas próximas uma da oura”, comentou.
A Prefeitura de Palmas informou que os agentes de trânsito fazem diariamente o controle de tráfego em frente a várias escolas, sendo realizado um rodízio para atender as regiões norte, central e sul da Capital.
Em relação as intervenções de trânsito na rua 32, o município disse que será enviada uma equipe de engenharia do trânsito para analisar a necessidade de alterar o sentido da via e, caso julgue necessário, as providências serão tomadas.