27 de abril de 2024 17:21

Editorial

Ônibus pegando fogo, protestos e até uma carta aberta à prefeita: a luta dos palmenses com a transição do transporte coletivo da Capital

Publicado em

Ônibus pegando fogo, protestos e até uma carta aberta à prefeita: a luta dos palmenses com a transição do transporte coletivo da Capital

A vida do usuário do transporte público em Palmas não tem sido fácil. Além dos transtornos rotineiros, como atrasos e superlotação, os populares também estão tendo que se preocupar com problemas mecânicos dos veículos e até mesmo com perigo de incêndios. Como resposta a essa situação, alguns moradores do setor Jardim Aureny III, na região sul da Capital, realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (23).

Segundo informações apuradas pelo Jornal Sou de Palmas, um ônibus trafegava pela Avenida Tocantins, próximo ao clube Tênis Sesc no Aureny III, quando de repente parou e não quis mais funcionar. Os passageiros que estavam dentro do veículo saíram e, irritados com a situação, juntaram tijolos e pedaços de madeira encontrados nas laterais da via para interditá-la.

Com a rua fechada, rapidamente o trânsito parou e ficou congestionado. Por volta das 7h20, os manifestantes retiraram os itens da pista e liberaram a passagem.

Luta diária 

Ao JSP, o jovem Paulo Gerson, que utiliza os coletivos da Capital diariamente, relatou como tem sido a experiência nos últimos dias.

‘’Uso o transporte público toda manhã para me locomover até o trabalho e a noite também, para ir para a faculdade e voltar pra casa. Recentemente, desde quando a prefeita assumiu a responsabilidade sobre o transporte público, a gente tem tido bastante incidência de irregularidades. Ônibus precários, como, por exemplo, pegando fogo, ou a estrutura não tão boa quanto deveria, assentos fora do lugar, barras de segurança quebradas e fora a lotação, porque a quantidade de ônibus já não era boa antes, mas agora parece que ficou pior ainda, principalmente na linha Eixão e TO, acredito que seja uma das piores linhas que tem para quem trabalha’’, disse o jovem.

Ainda sobre as reivindicações dos usuários, uma moradora de Palmas utilizou suas redes sociais para publicar uma carta aberta a prefeita da cidade, Cinthia Ribeiro (PSDB). No decorrer da escrita, a internauta destaca a dificuldade que os populares estão passando devido a tal situação e no fim pede que a gestora respeite a população, principalmente aqueles que lhe confiaram um voto.

‘’Vários trabalhadores que geram renda para essa cidade acordam 4h da manhã e mesmo assim chegam atrasados ao seu trabalho porque não tem ônibus suficiente’’, escreveu a mulher.

Leia Também:   Unidade de Saúde da Família do Jardim Taquari, em Palmas, será entregue amanhã; saiba detalhes

Confira a carta na íntegra

‘’Prezada Prefeita Cinthia Ribeiro,

Espero que esta carta a encontre bem. Gostaria de expressar minha apreciação pelo seu trabalho incansável em prol da nossa comunidade. Se a sua intenção é a decepção dos Palmenses vide está indo no caminho certo.

Hoje pela manhã ao entrar no transporte público (algo que a senhora desconhece) a primeira coisa que ouvimos foi: “corre risco desse ônibus também pegar fogo”.

Isso ocorre devido a super lotação dos ônibus sendo assim forçando o motor a trabalhar mais do que devia. Creio eu que venham afirmar das novas aquisições onde já se encontram em Palmas, porém enquanto a minha querida aguarda lindamente na sua “mansão dourada”, vários trabalhadores que geram renda para essa cidade acordam 4hr da Manhã e mesmo assim chegam atrasados ao seu trabalho porque não tem ônibus suficiente ou a rota não são totalmente condizentes a demanda.

Compreendo os desafios que envolvem a gestão do transporte público, até porque é bem difícil cumprir uma agenda lotadíssimas, onde a população ainda não tem nem o básico na saúde, educação. E olha que já vamos para 4 anos né.

Finalizo refrescando sua memória que se a senhora se encontra no cargo atual, foi a população que colocou e os mesmos podem retirá-la. Espero que resolva rapidamente essa situação e tenha respeito por muitos que ainda acreditam nas suas falácias.

Atenciosamente,

Laís Cristina.’’

Ônibus pegando fogo, protestos e até uma carta aberta à prefeita: a luta dos palmenses com a transição do transporte coletivo da Capital

Carta aberta divulgada por uma moradora de Palmas nas redes sociais. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Sobre o incêndio em um ônibus, ocorrido nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Palmas informou que não houve nenhum registro de feridos e que as causas da situação estão sendo investigadas.

Leia Também:   Beneficiários com NIS de final 7 do Bolsa Família recebem pagamento nesta quinta-feira (25)

”A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), informa que ocorreu um princípio de incêndio em um veículo da frota de transporte público na tarde desta quinta-feira, 22. A pronta resposta da equipe da ATCP, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) evitou danos significativos. O ônibus será submetido a perícia para investigação das causas do incidente. Destaca ainda que a situação já foi controlada e não houve registros de feridos entre os passageiros e o condutor do veículo.”

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana