Palmas – Nesta terça-feira (3), o Brasil enfrenta uma onda de calor que atinge a maior parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 17 capitais registraram temperaturas acima de 30º pela manhã, e a tendência é que o calor continue ao longo do dia. Palmas, capital do Tocantins, deve atingir uma máxima de 38º.
- Publicidades -
Temperaturas elevadas em várias capitais
Cuiabá, capital do Mato Grosso, lidera o ranking de calor, com a temperatura chegando a 42º. Outras capitais também registram temperaturas elevadas, como Rio Branco (36º), Porto Velho (39º), Manaus (36º), Boa Vista (36º), Belém (35º), Macapá (34º), São Luís (33º), Teresina (36º), Aracaju (31º), Campo Grande (37º), Goiânia (36º), Brasília (31º), Belo Horizonte (34º), Rio de Janeiro (31º) e São Paulo (31º).
Seca atinge grande parte do país
Além das altas temperaturas, a baixa umidade afeta grande parte do Brasil. A região Centro-Oeste, juntamente com os estados de Rondônia, Tocantins e Minas Gerais, estão entre os mais afetados pela seca. Parte das regiões Norte e Nordeste, além de estados como São Paulo, Paraná e Santa Catarina, em áreas afastadas do litoral, foram incluídos pelo Inmet em alerta de “perigo potencial” devido à baixa umidade.
Para minimizar os impactos da baixa umidade, o Inmet recomenda que a população consuma bastante líquido, evite atividades físicas intensas durante os períodos mais secos e evite a exposição ao sol nas horas de maior calor.