Segundo os dados do começo deste ano, os consumidores brasileiros de telecomunicações registraram, na Agência Nacional de Telecomunicações, uma queda no número de queixas. Esta seria a tendência para este ano, no entanto, com a pandemia do coronavírus e a crise atrelada ao mesmo, foi visto que o número de reclamações cresceu em Palmas. O portal Podecomparar coletou e analisou os resultados do último trimestre analisado, e comparou o mesmo com o mesmo período em 2019.
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Nessa comparação, foi detectado em Palmas um crescimento anual de 14,70% nas queixas contra operadoras de telefonia (pré-paga e pós-paga) e internet banda larga. Também houve um aumento, ainda maior, nas reclamações entre março de 2020 e fevereiro do mesmo ano, concretamente de 17,37%.
Também foi visto que a telefonia pós-paga e internet banda larga foram os serviços com mais reclamações no primeiro trimestre deste ano, 291 e 184 queixas, respectivamente. Já os serviços de telefonia pré-paga obtiveram, no total, 114 registros de queixas.
Já com os dados das operadoras em si, a Oi foi a maior detentora de queixas da região no mês de março, com 246 registros. A Claro ficou em segundo lugar, com 51 registros; e Vivo e TIM obtiveram menos queixas, 81 e 51, respectivamente.
Os quesitos de Cobrança, Atendimento, Qualidade, Funcionamento e Reparo foram os que mais trouxeram dor de cabeça para os usuários. Tudo isso depois de que a própria Anatel garantisse um bom funcionamento, qualidade e monitoramento dos serviços de telecomunicações.