O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, realizou vistoria nesta terça-feira, 1º, nas unidades de saúde dos distritos de Buritirana e Taquaruçu e verificou a necessidade de medicamentos, de manutenção predial e da contratação de profissionais de saúde. A fiscalização foi coordenada pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, que na ocasião esteve acompanhado de servidores da instituição.
- Publicidades -
Na unidade de saúde de Buritirana foram constatadas infiltrações nas paredes e janelas e capim alto no entorno do prédio. A estrutura também não dispõe de sala para os motoristas das ambulâncias, refeitório para os servidores e de farmacêutico para atendimento diário. Além disso, o número de auxiliares administrativos e técnicos de enfermagem é insuficiente.
Já em Taquaruçu, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro verificou que, apesar de a unidade de saúde funcionar 24h, não conta com médico no período noturno e que, para suprir a necessidade da população, a unidade precisaria de mais dois médicos para atender às demandas por consultas, urgências e emergências.
Medicamentos
Entre os medicamentos não disponíveis na unidade de saúde de Taquaruçu estão: azitromicina, dipirona, dexclorfeniramina, anlodipino, tamiflu, xarope de guaco, amoxicilina, plasil, metformina, permetrina, paracetamol, salbutamol.
Após averiguar as necessidades das duas unidades de saúde, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro expedirá ofício a Secretaria de Saúde de Palmas cobrando que regularize os problemas.