Um evento realizado pela Prefeitura de Palmas na manhã desta sexta-feira (05), teve a Escola de Tempo Integral Padre Josimo como palco de palestras e apresentações a respeito da conscientização para a educação no Trânsito. O Maio Amarelo foi o tema e além do momento didático, também houve o lançamento do IV Concurso de Educação para o Trânsito de Palmas.
- Publicidades -
Estiveram presentes líderes como a superintendente de Trânsito e Transporte Municipal, Valéria Oliveira, o Presidente do Detran-TO, William Gonzaga, a secretária de Educação de Palmas, Professora Fátima Sena, dentre outras autoridades da área do trânsito e militares.
A abertura da campanha Maio Amarelo de 2023, com a temática “No trânsito, escolha a vida!”. foi realizada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), onde foi realizado o alerta para as cinco mortes por acidente de trânsito registradas em Palmas até o mês de março deste ano e as 61 registradas no ano de 2022. A superintendente de Trânsito e Transporte Municipal, Valéria Oliveira destaca que qualquer número relacionado a esse quadro é inadmissível:
“Toda e qualquer morte no trânsito é inaceitável para nós, não podemos normalizar perder as pessoas que amamos por uma simples distração e irresponsabilidade no trânsito. Nosso objetivo hoje é informar as pessoas sobre as regras de convivência no trânsito”,
informou a superintendente.
Valéria Oliveira ressaltou também, a continuidade das ações realizadas: “A conscientização é importante, pois no trânsito, diariamente, temos nossos papéis invertidos, seja como pedestres ou condutores. Reforçamos as ações educativas o ano todo”, destacou.
Tocantins
só no Estado do Tocantins foram 548 mortes no trânsito em 2022, e em 2023, até o mês de março já foram 101 casos. Para o Presidente do Detran-TO, o Maio Amarelo é uma campanha necessária para diminuir estes números e precisa ser melhor difundida no Tocantins: “Nós temos atividades bem intensas durante o mes de maio com o Maio Amarelo, conscientizando a população a respeito dos números de acidentes, com vítimas fatais ou com lesões.”
William Gonzaga também informou a respeito de uma caminhada que será realizada neste próximo domingo (06), para promover o tema no Estado: “Teremos uma caminhada na Praia da Graciosa no próximo domingo, convidamos toda a sociedade para participar conosco, às 17h, para estar levando essa mensagem de conscientização”, finalizou o presidente do ógão.
Concurso
O objetivo do concurso é incentivar a produção de trabalhos voltados ao tema segurança no trânsito em diversas categorias, com produção de materiais artísticos e jornalísticos. Além de criar mecanismos para a divulgação de trabalhos sobre segurança no trânsito junto à sociedade, por meio das redes sociais digitais online.
Poderão se inscrever, crianças de 1 a 5, com trabalhos voltados às escolas (público e particular), musicistas, empresas e instituições com projetos incentivadores a respeito do tema e a categoria de jornalistas.
O IV Concurso de Educação para o Trânsito de Palmas terá categorias para crianças, jovens, empresas e veículos de imprensa, além de premiações que variam de R$ 500 a R$ 10 mil. As informações completas com formas de inscrição e critérios, serão passadas através de um edital que será lançado pela Prefeitura de Palmas nos próximos dias.