Na madrugada desta segunda-feira, 22, uma mulher precisou dar à luz no chão do Hospital Dona Regina por falta de leitos disponíveis. O fato foi relatado por uma pessoa que estava no local acompanhando outra gestante.
“As enfermeiras pegaram um pano, botaram no chão, colocaram a mulher no chão e mandaram ela fazer força para a neném sair. A mulher teve a bebê dela no chão aqui do Dona Regina”, relatou o acompanhante, que preferiu não ser identificado.
Nesta terça-feira (23), conforme o portal Integra Saúde, a maternidade tem uma taxa de ocupação de 106%. A maternidade Dona Regina é referência, atende Palmas e mais oito municípios.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) informou que o Hospital e Maternidade Dona Regina é uma unidade para atendimentos maternos de alta complexidade. Contudo, devido a falta de uma maternidade de baixo risco em Palmas, para partos habituais, realiza o atendimento de gestantes em trabalho de parto normal, sendo comum o atendimento de gestantes que já chegam na Unidade com grande dilatação e no período final de expulsão do bebê.
Lamentável / Em Palmas, mulher dar à luz no chão do Hospital Dona Regina
Redação do Jornal Sou de Palmas.