12 de maio de 2024 12:48

Palmas

IPTU 2022: Parcela única com 10% de desconto deve ser quitada até 15 de março, em Palmas

Publicados

sobre

IPTU 2022: Parcela única com 10% de desconto deve ser quitada até 15 de março, em Palmas

Os moradores de Palmas que desejam pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 com desconto de 10% poderão quitar a parcela única até o dia 15 de março. Quem resolver dividir o valor precisa pagar a primeira parcela na mesma data.

Os carnês estão disponíveis no site da prefeitura. Os contribuintes que possuem imóvel edificado receberão o documento no endereço na primeira semana de março. Também é possível ter acesso ao tributo em uma das unidades do Resolve Palmas.

Mais de 29 mil contribuintes de Palmas ficarão isentos do IPTU este ano. A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) afirmou que, para quem for pagar, não haverá adiamento do prazo de vencimento.

Conforme o município “o cidadão deve decidir, conforme suas condições financeiras, pela quitação em parcela única, com desconto de 10% no valor do imposto, ou pelo parcelamento mensal, que pode ser em até dez vezes”. O pagamento poderá ser efetuado nas agências bancárias, caixas eletrônicos, aplicativos bancários, internet banking e casas lotéricas.

A expectativa é arrecadar quase R$ 55 milhões com o IPTU. O advogado tributarista Thiago Peres explica que o recurso deve investido pela prefeitura da forma que for necessária para beneficiar os moradores.

“O imposto tem por natureza colocar dinheiro nos cofres públicos e o cofre público ser gasto da forma que é melhor para a gente. Cada um cumpre com sua função. O contribuinte paga e contribui para os cofres públicos e o poder público devolve a este contribuinte a prestação de serviço adequada. O que a gente espera? Espera educação, espera saúde, segurança pública. Isso tem que ser devolvido”, explicou Thiago Peres.

O funcionário público Valdemiro Moreira mora em Palmas e sempre paga o imposto dentro do prazo. Mesmo cumprindo com as obrigações, ele diz que não percebe o retorno do recurso e reclama de um buraco na rua de casa. “Isso não é só aqui não, é na quadra toda. É uma buraqueira. O sentimento é de abandono da prefeitura”, reclamou.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana