A fila para os pacientes que aguardam a realização de procedimento cirúrgicos já ultrapassa 2 mil pessoas no Hospital Geral de Palmas (HGP). Pelo menos 200 delas necessitam de cirurgia no coração, alguns casos chegam a possuir caráter de urgência, mesmo assim seguem sem data marcada.
- Publicidades -
A Marineide Batista é de Porto Nacional e ficou um mês no HGP, acompanhando o marido que precisava de uma ponte de safena no coração. “O quadro dele é muito grave. Quando foi feito o exame mostrou que o coração dele está funcionando 28%”, disse a esposa.
A cirurgia foi remarcada três vezes e só foi realizada nesta quinta-feira (16), depois que a reportagem da TV Anhanguera esteve no local. O caso dele foi resolvido, mas o marido da Marineide não é o único a sofrer na lista de espera.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, cerca de 2.300 pessoas esperam para fazer cirurgias no HGP, sendo 179 pacientes que sofrem do coração. A Defensoria Pública tem ação tramitando na Justiça para que o governo acelere estes procedimentos.
“Estamos acompanhando de perto o desenvolvimento do plano de ação por parte do Estado do Tocantins”, explicou o defensor Freddy Alejandro.
Ainda conforme a Defensoria, o estado já firmou compromisso judicial para resolver esse problema. Uma das alternativas é a contratação do setor privado para fazer as cirurgias.
O que diz a Secretaria de Estado da Saúde
A secretaria informou que o procedimento do paciente foi realizado nesta quinta-feira (16), após ser providenciado, em caráter de urgência, a contratação da cirurgia na rede particular. A SES também destacou que por causa da demora a empresa responsável pela manutenção do aparelho usado em cirurgias no HGP foi notificada.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820