6 de maio de 2024 11:17

Palmas

Galpão abandonado pega fogo e fica totalmente destruído em Palmas

Publicados

sobre

Galpão abandonado pega fogo e fica totalmente destruído em Palmas

 

Um galpão ao lado de um condomínio popular pegou fogo na manhã desta sexta-feira (19) na quadra 604 Norte, em Palmas. Um morador contou que o local pertencia à construtora que fez os prédios e estava estocando madeira. Os bombeiros informaram que estavam sem equipes disponíveis para atender a ocorrência.

Focos de incêndio têm sido registrados em diversas regiões do estado e causando preocupação nos moradores e órgãos ambientais. Também nesta sexta-feira (19) brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar um grande foco de queimada na serra do lajeado, em Palmas, após várias horas de combate.

Mas as queimadas não se restringem apenas a Palmas. Em Gurupi, no sul do estado, são registrados de sete a dez focos, por dia, e os bombeiros precisaram do reforço de brigadistas contratados pelo município. Entre Colinas e Nova Olinda, na região norte, uma grande queimada atrapalhou os motoristas nas margens da BR-153.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mais de 3,4 mil focos de queimadas foram registrados desde o começo do ano no Tocantins. Em comparação com o ano passado, estado teve um crescimento de 38% no número de queimadas.

Com tantos incêndios acabam faltando pessoas para combater os focos. A situação fica ainda pior por causa do período de estiagem e acaba prejudicando a saúde dos moradores. “A alta temperatura, umidade baixa, os ventos fortes e a vegetação seca contribuem para uma maior queima descontrolada. A população deve evitar o costume, o hábito de queimar lixo, renovar pastagens com a queima para vir um capim novo. Isso é crime”, afirma o bombeiro Carlos Antônio.

Nesta quinta-feira (18), o governo do Tocantins decretou risco de desastre ambiental em 11 cidades em função das queimadas. São os dez municípios que mais registraram queimadas em 2018 e Palmas.

“Esse decreto tem objetivo preventivo de mobilização de todos os órgãos do estado para colaborar com essas ações de combate a incêndios florestais e fiscalização. Com isso a gente vai contratar brigadas, como o Naturatins contratou, e fizemos ações preventivas e capacitação de brigadas”, explicou o coronel Geraldo Primo.

Sou de Palmas, informação de qualidade e credibilidade em primeira mão! Quer sugerir ou receber nosso conteúdo? Entre em contato com nossa equipe.

Zap (63) 99223 7820

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE!

Facebook: https://m.facebook.com/SouDePalmasNoticias/?locale2=pt_BR

Twitter: @SouDePMW

Email: [email protected]

 

 

 

 

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana